12 Set. 2017

40 CRIANÇAS DORMEM NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TONDELA

A Biblioteca Municipal de Tondela foi pequena para acolher cerca de 4 dezenas de crianças que nela acantonaram, no encerramento da Ludoteca de Verão 2017. Em plena era da tecnologia digital, a imagem fala por si, quando olhamos e vemos quarenta crianças a dormirem no meio de milhares de livros.

Criada pelo Município de Tondela a pensar na ocupação dos tempos livres das crianças entre os 6 e os 10 anos, a Ludoteca de Verão proporcionou, no total, 53 dias de muita diversão, mas também de momentos lúdicos e pedagógicos.
Foram 11 semanas de atividades, entre os dias 26 de junho (primeiro dia de férias letivas) e o dia 9 de setembro ocupando, assim, todo o período da interrupção letiva de verão.
Acompanhados por um professor e uma assistente operacional, passaram pela Ludoteca perto de uma centena de crianças, repartidas por dois grupos (um em junho/julho e outro em agosto/setembro).
Visitas ao atelier Ciência para Todos ou ao Museu Terras de Besteiros em Tondela, ao Museu da Quartzo em Viseu, ao Museu do Ar e ao Aeródromo da Força Aérea em Ovar são um pequeno exemplo de locais visitados. Ao nível da prática desportiva, os alunos tiveram aulas de natação, atividades rítmicas e de ginástica, aulas de escalada, construção de jangadas com um dia de aventuras na Praia Fluvial de São João do Monte e, quase a terminar o verão, passaram um dia em cheio no Parque Aquático de Amarante.
Ao longo da última semana, os dois grupos estiveram reunidos na Biblioteca Municipal de Tondela, sede do projeto, para prepararem a festa de encerramento da Ludoteca. Com os pais na assistência, os pequenos artistas demonstraram as suas capacidades acrobáticas e rítmicas no último dia, sexta-feira 8 de setembro, seguindo-se um lanche convívio. Seguidamente visitaram, com os respetivos pais, o recinto da FICTON, regressando mais tarde à Biblioteca Municipal para uma sessão de cinema seguida de pernoita entre milhares de contos infantis e juvenis.