19 Set. 2017

Apresentação da obra: Estrada da Luz : Obra poética e Iconográfica de Branca de Gonta Colaço

No dia 23 de setembro, pelas 16 horas, realiza-se o lançamento do livro "Estrada da Luz : Obra poética e iconográfica de Branca de Gonta Colaço" na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela.

A sessão contará com a presença das autoras, drª Anabela de Campos Salgueiro e drª Inês do Carmo Borges e da editora. A apresentação da obra estará a cargo da Professora Doutora Isabel Ponce de Leão.
Branca Eva de Gonta Syder Ribeiro nasceu em Lisboa em 1880, onde viria a morrer em 1945. Sendo filha do escritor e politico Tomaz Ribeiro e de Ann Charlotte Syder, Branca de Gonta Colaço manteve sempre fortes ligações a Parada de Gonta, onde passava temporadas, e a Tondela, onde contribuiu para a criação da primeira biblioteca pública, a Biblioteca-Museu Tomaz Ribeiro. Era casada com o pintor e ceramista Jorge Colaço. Branca cresceu num mundo artístico e cultural privilegiado, convivendo desde cedo com nomes de referência das artes e das letras e desde cedo revelando apetência e talento para a escrita. O gosto pelas artes e pelas letras teve continuidade nos seus filhos Tomás Ribeiro Colaço (escritor), Ana de Gonta Colaço (escultora) e Maria Cristina Colaço de Aguiar.
Essencialmente poetisa, Branca legou-nos um interessante conjunto de produção poética com destaque para os livros: Matinas (1907); Canções do Meio Dia (1912), Hora da Sesta (1918), Ultimas Canções (1926) Abençoada a Hora em que nasci (1945), muito bem acolhidos pela crítica e pelo público da época. Destacou-se também como conferencista, dramaturga e memorialista.
A obra "Estrada da Luz.." que agora se apresenta reúne o conjunto da produção poética de Branca de Gonta Colaço, enriquecida com documentação iconográfica (fotografias, retratos, cartas, dedicatórias) e informação biográfica e cronológica criteriosamente selecionada, refletindo a vida e a obra da poetisa e daqueles que lhe eram mais próximos.