12 Mar. 2019

Festa do Livro e da Leitura de Tondela abre portas até dia 05 de abril

A XVIII edição da Festa Livro e da Leitura de Tondela arrancou hoje, dia 11 de março, prolongando-se até ao próximo dia 05 de abril com dezenas de iniciativas, que vão desde o teatro infantil às oficinas, workshops, atividades para bebés à presença de reputados autores e ilustradores.

A sessão de abertura decorreu ao início da tarde de hoje, na Biblioteca Municipal de Tondela, com a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, a apontar Tondela como a capital do livro nos próximos 26 dias.
“Com esta iniciativa pretende-se dar destaque ao livro e às suas potencialidades, numa sociedade eminentemente tecnológica. Livro é cultura, é conhecimento, é conquista e a leitura pode ser festa, partilha e é, de certeza, uma descoberta: seja leitor”, referiu.
Na abertura desta “festa de todos e para todos”, que tem o livro como ator principal, esteve também a coordenadora interconcelhia das Redes de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, que destacou que as políticas educativas têm de sair do papel para ter sucesso, aludindo à forma positiva como foi acolhida pelo Município de Tondela, nos últimos 11 anos, desde que está a trabalhar no terreno.
Já o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, aproveitou para realçar a importância da leitura para saber interpretar e, consequentemente, para saber agir.
“O meio de acesso à leitura não é importante, mas temos de valorizar e reforçar a importância da leitura, o saber ler para pensar e para saber agir. Se não formos capazes de pensar de forma crítica estamos a abdicar da nossa condição de cidadão e de independência”, acrescentou.
A finalizar a sua intervenção, o presidente da Câmara de Tondela alertou para os perigos da falta de consciencialização crítica, deixando o convite a toda a comunidade para marcar presença na Festa do Livro e da Leitura de Tondela, um evento de 26 dias promovido pelo Município de Tondela, em parceira com a Rede De Bibliotecas e Agrupamentos de Escolas.
A sessão de abertura deste grande evento contou ainda com a apresentação do Conto Musicado “O Tempo que a Terra não esqueceu”, a que assistiram dezenas de crianças do pré-escolar do concelho de Tondela.
Seguiu-se uma visita à Feira do Livro, onde é possível a aquisição de diferentes exemplares a preços convidativos.
A Festa do Livro e da Leitura de Tondela irá decorrer até dia 05 de abril.
Contadores de histórias, encontros com escritores e ilustradores, atividades para bebés, espetáculos de magia, workshops de ciência e sessões de teatro preenchem 26 dias de contínua animação, para públicos de todas as idades.
Rodolfo Castro, Jorge Serafim, Isabel Minhós Martins, Margarida F. Santos, Pedro Seromenho, José Fanha, Paulo Galindro e Carla Nazareth estão entre as figuras de relevo que marcarão presença na Festa do Livro e da Leitura de Tondela.
Durante a semana, as sessões serão destinadas ao público escolar, enquanto que ao fim de semana as iniciativas decorrem na Biblioteca Municipal e são destinadas ao público em geral.
Aos domingos estarão disponíveis insufláveis, para além de os mais novos poderem fazer pinturas faciais.