20 Mar. 2019

Centenas de visitantes passam todos os dias na Festa do Livro e da Leitura de Tondela

Centenas de visitantes têm passado todos os dias pela Festa do Livro e da Leitura, que decorre, até dia 05 de abril, na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro.

A par da Feira do Livro, que se estende pelos 26 dias da Festa, o evento abarca um programa quotidiano de animação que se estende da Biblioteca Municipal às escolas.
A agenda da Festa do Livro e da Leitura para as escolas está recheada de encontros com escritores e ilustradores, contadores de histórias, teatro para todas as idades, espetáculos de música, poesia e contos e muitas apresentações de livros que ajudam a promover a leitura junto dos alunos.
Dennis Xavier, Sofia Moura e Rodolfo Castro (contadores de histórias), Daniel Completo (músico e compositor), Celeste de Almeida Gonçalves, Amadeu Braguês e José Soares foram os autores que passaram já pelo certame.
Sérgio Amaro Bastos, Isabel Minhós Martins, Margarida Fonseca Santos, Ricardo Fonseca Mota, José Fanha, e os ilustradores Carla Nazareth e Paulo Galindro são os nomes que se seguem.
Entretanto, haverá ainda tempo para assistir ao teatro de fantoches: “A deficiência contada por miúdos”, da Associação Salvador, e aos espetáculos “Memórias de Abril” e “A revolução na caixa de costura” do grupo Estórias com Asas ou para ouvir a palestra “A Ciência e a Escrita”, com António Piedade, da Universidade de Coimbra.
Professores e alunos do 5º e do 6º ano do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo preparam também a apresentação do “Segundo Ciclo de Poesia”, enquanto que os alunos do curso de animação socio-cultural da Escola Profissional de Tondela vão dinamizar a atividade “A árvore generosa”, destinada aos alunos do pré-escolar.
Aos fins de semana há atividades de animação para o público familiar!
No último fim de semana realizou-se uma sessão de contos com Jorge Serafim e o teatro para bebés “Malas e Fraldas”.
Para o próximo sábado está agendado um workshop de experiências químicas com muitas atividades científicas, a cargo do Clube de Ciências da Escola Secundária de Tondela.
No dia seguinte, domingo, estarão disponíveis insufláveis, onde as crianças poderão dar largas à sua energia, pinturas faciais e o espetáculo de teatro “O senhor do seu nariz” que promete divertir miúdos e graúdos.
No último fim de semana de atividades haverá um workshop de teatro, destinado a crianças dos seis aos 12 anos na Biblioteca Municipal e, a par dos insufláveis e das pinturas faciais, terá lugar o espetáculo de magia “Farinha Mágica”, com o Zé Mágico!