27 Nov. 2019

"Concentração e métodos de estudo" em debate na Biblioteca Municipal de Tondela

A Biblioteca Municipal de Tondela acolheu, no dia 22 de novembro, a 1.ª sessão do projeto Famílias Incríveis, do ano letivo 2019/2020, com o tema “Concentração e métodos de estudo”.

Neste encontro estiveram presentes pais e jovens que atentamente ouviram e participaram, colocando questões relacionadas com o seu dia a dia escolar, nomeadamente, relacionadas com os TPC.
O psicólogo e professor na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Pedro Rosário, referiu que os TPC, desde que não excessivos, isto é, “com a calibragem certa” e monitorizados pelos professores, são fundamentais à autorregulação do aluno.
Alertou para a importância da envolvência dos pais no acompanhamento académico dos filhos, valorizando o estudo, o trabalho e a persistência nas tarefas escolares e na vida.
Considerou ainda fundamental a promoção da autonomia pelos pais, em todas a dimensões da vida dos filhos, na escola, nas rotinas do seu dia a dia, nas relações com os outros, incutindo sempre a responsabilização, promotora da motivação interna nas realizações e adversidades pessoais e académicas.