26 Out. 2016

Reconhecimento Europeu do Programa «Saúde em Dia – Centro de Marcha e Corrida de Tondela»

O programa de Combate ao Sedentarismo que o Município de Tondela desenvolve em todo o Concelho obteve mais um reconhecimento, como projeto de «Boas-Práticas», ao ser referenciado no “JÁ CHRODIS” – iniciativa de um consórcio europeu visando a prevenção de doenças crónicas e a promoção do envelhecimento saudável na população europeia.
Na página eletrónica do SNS-Serviço Nacional de Saúde - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, poderemos encontrar o destaque deste reconhecimento, publicado no dia 25 de Outubro.
Saliente-se que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – Lisboa, selecionou apenas 3 bons exemplos, sendo 1 deles o projeto de Tondela que vem  designado no relatório Europeu «Up-to-Date - Health – Running and Walking Centre in Tondela» - na página 175.
O relatório publicado pelo “JA CHRODIS” sobre “Boas-práticas na Promoção da Saúde e Prevenção Primária de Doenças Crónicas” visa promover o intercâmbio destes bons exemplos, nos diferentes países e regiões da União Europeia. O relatório contém 41 exemplos de “boas-práticas” de 13 países parceiros.
Trata-se de um enorme reconhecimento do trabalho que se desenvolve em Tondela, através do Município e respetivos parceiros, sustentado num trabalho exemplar realizado por Técnicos de Desporto e Enfermeiras, enquadrados numa rede de parceiros locais, constituídos essencialmente por Juntas de Freguesia e Instituições Associativas ou outras formalmente constituídas.
Lembramos que o programa já obteve outros importantes reconhecimentos. Em Janeiro de 2015 com o selo “ES+” (Empreendedorismo Social +) pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira e, nesse âmbito merecendo integrar um livro de projetos de referencia em todo o País (Livro MIES-página 313), bem como a sua divulgação pública através de um vídeo promocional, gravado pela equipa do MIES. Trata-se de um programa de Combate ao Sedentarismo “Saúde em Dia" que o Município de Tondela desenvolve, em parceria com as Juntas de Freguesia e Movimento Associativo, através de projetos locais em todo o Concelho, complementado com um trabalho em 3 projetos localizados junto das Instituições de Saúde do Concelho (UCSP de Tondela; UCSP Campo-Caramulo em C. de Besteiros; USF de Canas de Stª Maria) sendo realizados no âmbito do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, com o apoio da Labesfal - Fresenius-Kabi e a coordenação técnica e pedagógica da AEFDT-Associação Educação Física Desporto Tondela.

Uma aposta na saúde dos cidadãos, através de uma prática, regular e tecnicamente acompanhada de exercício físico, com total apoio e abertura por parte das Unidades de Saúde Pública, locais. Uma motivação acrescida no desafio que Técnicos e Instituições abraçaram em prol de um envelhecimento mais ativo e saudável das nossas populações. Uma estratégia de convicções e desafios assente num trabalho sustentado, onde o sentimento dos utentes e as avaliações dos resultados, traduzem um investimento fundamental e inequívoco na saúde, na qualidade de vida e no bem-estar dos nossos concidadãos.
Vamos, com certeza, continuar a merecer todos os reconhecimentos que nos queiram manifestar porque, entendendo-o como verdadeiro serviço público, a nossa estratégia baseia-se num serviço de proximidade aos cidadãos, mais idosos e vulneráveis, às suas maiores fragilidades que assentam, essencialmente, na necessidade de uma vida mais ativa, com mais saúde, onde solidão e segregação social não devem ter qualquer espaço.
«Tondela: Uma Região de Bem-estar»