07 Mar. 2017

Jogos Desportivos do Concelho “… projeto de INCLUSÃO, porque estão ABERTOS A TODOS!”

Foi assim que o Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António Jesus, se dirigiu aos presentes, na «Cerimónia de Apresentação dos 19.º Jogos Desportivos do Concelho de Tondela» que decorreu, no passado sábado, em Lobão da Beira. Os Dirigentes Associativos, habituados a esforços voluntariosos e dedicação extrema à causa associativa, suplantaram a agressividade de uma noite chuvosa e marcaram presença na sede do Clube Cruz Maltina Lobanense representando cerca de quarenta Instituições, das 50 que normalmente participam. Foi constituída a “Mesa de Honra”, presidida pelo Dr. José António Jesus tendo a seu lado, os Vereadores da Câmara Municipal, Dr. Miguel Rodrigues, Pedro Adão, José Carlos Coimbra, para além do Presidente da Junta de Freguesia Isaac Almeida, do Presidente do Clube Cruz Maltina Lobanense, Ruben Silva e da Profª Gabriela Silva enquanto representante das Associações Coordenadoras de Modalidade.
Depois das boas-vindas, apresentadas pelo Presidente da Direção da Coletividade anfitriã e pelo Presidente da Junta de Freguesia, na sala multiusos daquela Instituição associativa cujo edifício foi excelentemente requalificado no ano passado com o apoio do Município, todos os presentes puderam assistir a uma importante conferencia sobre “Ética e Valores no Desporto”, com apresentação da Professora Teresa Rocha – Embaixadora do PNED-Programa Nacional de Ética no Desporto e Professor Tadeu Celestino da Federação Portuguesa de Orientação. Foram elencados os valores da prática desportiva e a sua importância, sobretudo para o crescimento dos mais novos, enquanto cidadãos plenos, sobressaindo a função decisiva e fundamental dos Dirigentes e Treinadores em todo o processo educativo de desenvolvimento e maturidade dos jovens atletas.
Após a apresentação do “Regulamento Geral dos XIX Jogos Desportivos” e de um espaço de intervenção destinado às Associações Coordenadoras de Modalidade, teve  lugar a intervenção do Presidente da Câmara Municipal Dr. José António Jesus que exaltando os valores da prática desportiva e a riqueza que, a esse nível, o projeto Jogos Desportivos faculta a todos os seus participantes, dirigiu as suas palavras aos Diretores Associativos e à sua atividade voluntariosa e exemplar em atitudes e valores, abdicando “… de tantas coisas pessoais para um trabalho ao serviço da comunidade”. O Presidente da Câmara referiu que, embora seja o Município a liderar este excelente projeto desportivo, “…se não fossem as Associações Coordenadoras de Modalidade, as Associações locais, os Pais dos atletas, não seria possível atingir os níveis alcançados.” Afirmando a grande vitalidade do projeto, já com 19 anos de existência, o Dr. José António Jesus, expressou a importância em continuar a “… acreditar, em sermos capazes de mobilizar, promover a vontade de congregar esforços…” através dos Jogos Desportivos ”… verdadeiro projeto de inclusão, porque estão abertos a todos”. Com os agradecimentos finais e desejos de uma grande mobilização local, o Dr. José António Jesus encerrou oficialmente a cerimónia dando-se início a uma visita à sede do Clube e a uma confraternização interassociativa, plena de sabores locais e sons da Terra, através do grupo de Cantares do Rancho Folclórico do C.C.M. Lobanense.
Os Jogos Desportivos do Concelho 2017 abrem-se, agora, à participação de TODO O MOVIMENTO ASSOCIATIVO DO CONCELHO. Associações Culturais, Ranchos Folclóricos, IPSS, Clubes Desportivos, outras Instituições Associativas formalmente constituídas, podem inscrever interessados a partir dos 6 anos de idade, entre 6 de Março e 21 de Abril.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI
DESPORTO FAZ BEM!