19 Nov. 2018

Sessão de avaliação do programa “Saúde em dia” 2018 e lançamento de candidaturas para 2019

A sessão de avaliação do programa “Saúde em Dia-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela” 2018 está agendada para o próximo dia 01 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Tondela. Os trabalhos terão início por volta das 14:30, estando também previsto o lançamento de candidaturas a este programa para o ano de 2019.

Nesta ocasião marcarão presença médicos, enfermeiros, nutricionista, técnicos de desporto, dirigentes associativos, presidentes de junta/união de freguesias ou representantes, de forma a participarem na avaliação de todo o processo anual.

Este ano o programa engloba dois workshops temáticos, em áreas que se consideram prioritárias para a formação dos técnicos envolvidos nos projetos (ou outros interessados): “Exercício Físico com Portadores de Alzheimer”; “Biodanza - Gerador de Vida e Bem-Estar»”.

A sessão está certificada pelo IPDJ facultando créditos para DT-Diretores Técnicos e TEF-Técnicos de Exercício Físico.

O programa “Saúde em Dia-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela” é um programa anual de combate ao sedentarismo, ao isolamento e solidão, que tem como destinatários a população mais idosa e com patologias diversas de saúde. Assenta na prática regular de exercício físico, tecnicamente orientado, bem como, noutras iniciativas específicas de cada projeto local.

As juntas/uniões de freguesias, as IPSS e instituições associativas, que foram selecionadas através das candidaturas que apresentaram em janeiro de 2018, coordenam localmente as atividades e desenvolvem toda a dinâmica logística e de mobilização dos grupos populacionais que usufruem deste programa.

As atividades são orientadas por técnicos especializados no exercício físico e nas diferentes valências do mesmo e noutras áreas temáticas consentidas pelo programa. Através de, caminhadas, ginástica, dança, natação, entre outras, os técnicos envolvem os cidadãos numa prática que vai muito para além da recreação e da simples manutenção física.

As aulas constituem um momento especial de encontro e de convívio social, capazes de retirar muitos, dos que participam, do isolamento e solidão a que, por vezes, estão sujeitos. Constituem, também, por isso, um contributo fundamental para a sua saúde e bem-estar.

As unidades de saúde do concelho, através de um protocolo estabelecido entre o Município de Tondela e o ACES Dão Lafões, têm-se envolvido neste processo de verdadeiro “serviço público” ao cidadão, constituindo-se assim, e em conjunto com todas as Instituições intervenientes, uma verdadeira “rede de parcerias para a saúde”.

Tudo isto carece de um trabalho regular, de suporte e de gestão, imprescindível à criação de condições para o sucesso, onde os desafios são constantes necessitando de uma permanente procura de motivações suplementares, suportadas no conhecimento permanente da realidade e na avaliação das situações pelos intervenientes em todo o processo.

PARTICIPE. Inscreva-se AQUI