15 Jul. 2016

Tondela representa distrito no Concurso Nacional de Leitura

Margarida Alves, aluna do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, marcou presença na final nacional do X Concurso Nacional de Leitura, em representação do distrito de Viseu, iniciativa que decorreu no passado dia 13 de julho, em Santa Maria da Feira.
Apesar da Margarida não ser uma das premiadas, foi uma justa vencedora por ter chegado a esta fase do Concurso, feito que orgulha todos os conterrâneos.

Tal como em anos anteriores o concurso surge com a intenção de promover a leitura nas escolas e é desenvolvida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), com o Camões IP, com a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e com a RTP.
Esta 3ª Fase do CNL traduziu-se na realização de uma prova Final Nacional que consistiu na realização de uma prova pública, organizada em dois momentos – prova semifinal e prova final com figurino do programa RTP em vigor - duas transmissões em direto do programa da tarde "Agora Nós", com o apresentador de televisão José Carlos Malato, em que participaram todos os vencedores da 2ª Fase distrital, incluindo a aluna da Escola Secundária de Molelos, Margarida Alves, uma das 43 finalistas nacionais.
Todos sabemos que a utilidade da leitura é real e fundamental utilidade na formação do ser humano, proporcionando um enriquecimento cultural, posto em prática no contexto social através da construção criativa onde o fazer, criar; elaborar textos de forma lúdica despertam um universo mágico onde o aprender é sinónimo de prazer, pois, envolvem o leitor e toda sua imaginação na construção das personagens, dos lugares; fantasias com significados próprios onde a perceção dos mesmos têm e geram prazer e diversão no ato simples e eficaz de produzir e ler textos.
Mas saber tudo isto é muito pouco quando nos vemos perante 43 adolescentes, com tantas motivações mais apelativas do que o livro e optam pela leitura. É realmente gratificante ver o entusiasmo e a entrega destes jovens leitores, promissores de um futuro melhor.

De realçar que os alunos conseguem desenvolver técnicas de compreensão e sabem interpretar os diferentes géneros textuais escritos em diferentes formas e modalidades da língua. Nesta final constata-se que os alunos conseguem dar significados aos símbolos e aos signos dando-lhes sentido e permitindo então, e só assim, estabelecer relações com o texto escrito/lido.
A leitura pode ser a mola propulsora que impulsiona a aquisição e a difusão do saber, a fim de que, os alunos passem de um nível a outro na edificação das suas aprendizagens e conquistas.
Parabéns a todos os concorrentes e, principalmente, à Margarida Alves pela sua tenacidade e simplicidade. Parabéns também aos docentes no nosso concelho pelo excelente trabalho desenvolvido com os respetivos alunos.