31 Jan. 2017

Seminário de Educação encheu o Auditório Municipal num dia dedicado à reflexão sobre os desafios atuais da Escola

“Desafios para uma Educação do Futuro” foi o mote do Seminário de Educação 2017, iniciativa que trouxe a Tondela importantes preletores da área.

O seminário decorreu no passado sábado, 28 de janeiro, no Auditório Municipal de Tondela que foi pequeno para acolher os mais de 200 participantes inscritos, na sua maioria, por professores, mas também psicólogos, terapeutas e assistentes operacionais. Destaque para a presença de muitos pais e encarregados de educação que, cada vez mais, procuram acompanhar de perto a educação dos seus filhos.
A sessão de abertura contou com a presença da Diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, Dr.ª Rosa de Carvalho, e do Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. José António de Jesus que, no seu discurso, salientou o trabalho de parceria com as estruturas educativas do Concelho de Tondela, não só de agora, mas como constatação verificada ao longo dos anos. Lembrou, ainda, que “uma autarquia não terá uma politica de futuro se não assentar naquilo que são os objetivos estruturais da educação. A educação é, na verdade, o grande motor indutor das transformações e não está fechada dentro a escola.”
Seguiram-se um conjunto de quatro painéis. No período da manhã, o Prof. Doutor Joaquim Azevedo (Universidade Católica), que há várias décadas desenvolve um trabalho relevante no debate da escola de futuro, e que foi um dos principais criadores do ensino profissional, falou da necessidade de se rever o atual modelo de Escola, reforçando a urgência em adapta-la aos alunos que deixaram de acreditar no ensino, defendendo uma estrutura curricular ajustada aos interesses e às competências dos alunos.
Seguiu-se o painel “Relação Escola/família: A Parentalidade Consciente e os TPC’s”, dinamizado pela Mestre Jennifer Cunha (Universidade do Minho) que abordou os “Quê e Porquês dos TPC’s” e pela Dr.ª Mikaela Övén que reforçou a importância da Consciência Parental e do Mindfulness (Estar consciente do corpo, mente, pensamento e emoções) como complemento ao processo de ensino e aprendizagem.
Já no período da tarde, a Prof.ª Doutora Ana Vasconcelos (pedopsiquiatra) centrou-se no “Cérebro Social e o Bullying”, reforçando a importância do adulto enquanto educador e exemplo para os mais novos, não deixando de abordar as questões da importância do vínculo, da auto-regulação e da intervenção clínica, em particular na gestão da medicação.
O Prof. Doutor Nuno Crato, ex-Ministro da Educação, foi o convidado para o último painel da tarde. Aguardada com alguma expectativa, a sua preleção abordou a temática “O que funciona em Educação – Algumas lições dos estudos TIMSS e PISA”. Durante esta exposição ficou vincado que, no patamar em que estamos, mais do que o investimento, o fundamental é a organização da escola e da sua resposta para a qualificação da sociedade.
Os participantes deste seminário, que contou com a colaboração do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, participou numa jornada de partilha de conhecimentos e experiências, que, mais uma vez, contribuiu para uma nova abordagem e reflexão sobre a escola e sobre os desafios que se colocam aos diferentes agentes educativos.