10 Abr. 2017

Mercado de Orientação Vocacional e Profissional “ORIENTA-TE” regressa a Tondela dia 20 de abril

Tondela promove mais uma edição do Mercado de Orientação Vocacional e Profissional "ORIENTA-TE", já no próximo dia 20 de abril, no Pavilhão Municipal de Tondela.

Numa organização do Gabinete de Educação do Município de Tondela, com a parceria do CLDS-3G "Tondela Inclusiva", o ORIENTA-TE procura dar oportunidade aos jovens do concelho de Tondela e de todos aqueles que se queiram associar, de conhecer um leque muito vasto de opções de futuro.
Marcarão presença algumas das mais conceituadas Universidades Portuguesas (do Porto, Católica, Lusófona, Piaget, etc), Institutos Politécnicos (de Viseu, Coimbra, Guarda, Bragança, Beja, Leira, Castelo Branco, etc), Escolas Profissionais (Tondela, Torredeita, Vouzela, Carvalhais, etc). Estarão, ainda, presentes os dois Agrupamentos de Escolas de Tondela, bem como outras entidades onde se inclui a GNR, a PSP ou Exército Português.
A cerimónia de abertura está marcada para as 9h30 e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus; do Provedor da Santa Casa da Misericórdia - Entidade Coordenadora Local do CLDS-3G "Tondela Inclusiva", Eng. Carlos Cunha; dos Diretores dos Agrupamento de Escola locais, da Escola Profissional de Tondela. Estão, ainda, convidados para este momento o Dr. Gonçalo Ginestal, Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões e o Dr. Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, duas entidades essenciais no desenvolvimento socioeducativo da região.
Procurando estimular o espírito empreendedor dos jovens do concelho, alargando os horizontes nas escolhas futuras e procurando estabelecer desde cedo uma ligação ao empreendedorismo como alternativa ao trabalho por conta de outrem, para além das entidades presentes decorrerão miniconferências com jovens que se destacaram pela sua proatividade, dos quais destacamos o cantor e compositor Paulo Sousa, jovem que participou no programa ÍDOLOS, o Chef Diogo Rocha (Chef da Mesa de Lemos) ou a conterrânea Milene Matos, Bióloga e Cientista da Universidade de Aveiro.

No final da visita ao mercado ORIENTA-TE, pretende-se que os alunos fiquem com uma panóplia de informações que lhes permitam, no futuro, tomar as decisões mais acertadas na escolha do rumo académico ou profissional a seguir.