27 Abr. 2017

CÂMARA DE TONDELA PROMOVE VISITAS DE ESTUDO AO LARANJAIS DE CASTELÕES

O problema da obesidade infantil tem vindo a apresentar valores crescentes e preocupantes. Considerando que a maioria dos alunos passa a maior parte do dia na escola, tomando aí a refeição do almoço e os lanches, o meio escolar é por excelência um local ideal para implementar e modificar positivamente os comportamentos alimentares.

Consciente destas problemáticas a Divisão de Educação, aderiu pelo sétimo ano consecutivo, ao projeto “Regime da Fruta Escolar”. O objetivo deste projeto visa promover hábitos de consumo de alimentos/frutas benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis.
Nesse sentido, a Câmara de Tondela está a fornecer/disponibilizar todas as semanas, duas peças de fruta por aluno (maças, pêras, laranjas, tangerinas e bananas) aos cerca de 740 alunos do 1º ciclo do Concelho.
Este ano quisemos ser um pouco mais ambiciosos e decidimos oferecer a todos os alunos que se encontram abrangidos por este projeto uma visita de estudo aos laranjais em Castelões.
O objetivo desta visita visa promover e dar a conhecer um produto endógeno e de excelência do nosso Concelho – a Laranja de Besteiros. Estas visitas são dinamizadas pela Cooperativa Terras de Besteiros. Das visitas consta uma degustação de sumo de laranja, uma visita ao laranjal seguida de uma breve apresentação da história da Cooperativa, uma pequena explicação da importância da laranja na alimentação e no nosso território.
Neste sentido, no dia 26 de abril o Senhor Presidente da Câmara, Dr. José António Jesus, o Senhor Vereador Pedro Adão, a Chefe de Divisão da Educação, Dr.ª Raquel Nunes, a Nutricionista, Dr.ª Emília Rodrigues, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, Dr.ª Helena Gonçalves, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Castelões, Gonçalo Pereira, acompanharam uma das visitas na companhia dos alunos e das Senhoras Professoras Titulares e respetivas auxiliares da EB1 de S. Miguel do Outeiro e da EB1 do Outeiro de Baixo. Esta vista ficou marcada pela plantação de uma laranjeira pelas mãos do Senhor Presidente com a ajuda de algumas crianças.
Porque “Uma Criança saudável é uma criança alegre e produtiva”, a Câmara de Tondela vai continuar a implementar medidas no âmbito da promoção da saúde nas Escolas e Jardins de Infância do  Concelho com o objetivo de educar para comer bem e de forma saudável.