A+ A A-

Ficton 2014 - a afirmação da vitalidade do concelho de Tondela

A inauguração da edição da 22ª Ficton teve lugar no passado dia 12 de setembro e contou com a presença da Prof Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além de outras entidades oficiais.
A cerimónia teve início com um jantar ao ar livre, onde se associaram centenas de tondelenses, que participando na inauguração, festejaram também a já conhecida Festa do Frango, num formato diferente do habitual, proporcionando um convívio informal entre os presentes.
Depois do jantar o Sr. Presidente do Município, Dr. José António Jesus, anunciou o início oficial da Ficton, salientando na sua intervenção o facto deste certame projetar “de forma significativa o dinamismo e a vitalidade das nossas gentes e afirmar a capacidade empreendedora da indústria, do comércio e dos serviços do nosso concelho.”
Acrescentou ainda que “a marca diferenciadora da Ficton (…) é o facto desta feira ser um espaço onde se cruza a dinâmica do movimento associativo, cultural, desportivo, humanitário e social do concelho, mas também, a projeção de novas áreas de desenvolvimento associadas à valorização dos produtos locais, do artesanato e da gastronomia. Durante estes dias a Ficton é o espelho do desenvolvimento económico, social e cultural de um território”, destacando ainda “ a dimensão dos grandes e inigualáveis homens e mulheres que fazem da generosidade a arma de trabalho”.
De seguida, usou da palavra a Drª Ana Abrunhosa que sublinhou que “estes eventos são importantes para a promoção das atividades das regiões e de grande relevância para a promoção dos territórios. São momentos de afirmação e de manifestação do saber, que têm claros benefícios do ponto de vista cultural e social”.
Depois deste período de intervenções, e em pleno recinto, assistiu-se ao espetáculo de fogo-de-artifício que assinalou de forma especial o início das Festas do Concelho de Tondela.
Já dentro do pavilhão, o Presidente da Câmara deu a conhecer o stand do Município, bem como o vídeo oficial de promoção do concelho. Seguiu-se uma visita à feira e aos seus 170 expositores, que incluem empresas, comércio e serviços, instituições do concelho e Juntas e Uniões de Freguesia.
O dia de sábado, 13 de setembro, foi um dia marcado pelas atividades desportivas: a 2ª Caminhada Labesfal / Fresenius Kabi, a III Edição do Torneio de Futebol Sub-10 e o jogo entre as seleções de Portugal e Macedónia de apuramento para o Campeonato de Europa de Futebol Feminino.
No domingo, dia 14, decorreram as cerimónias de comemoração do 32º Aniversário da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, bem como a inauguração do Arquivo Municipal. O dia 15, segunda-feira, ficou marcado pela sessão de entrega de prémios aos melhores alunos das Escolas do 2º e 3º Ciclo, Secundárias e Profissional de Tondela. Esta cerimónia foi abrilhantada com a atuação do Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo.
O último dia da Ficton 2014 foi preenchido de vários momentos de uma carga simbólica muito forte. No dia em que se comemora o Feriado Municipal, assinalam-se também as festividades de Stª Eufémia e o aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tondela, que este ano comemoram 91 anos.
O dia teve início com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, a que se seguiu momento semelhante no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Tondela e a romagem ao cemitério.
No âmbito das comemorações religiosas, e com uma grande participação popular, realizou-se a missa solene, seguida da habitual procissão em honra de Santa Eufémia.
No quartel dos BVT, teve lugar, pelas 15 horas, a sessão solene evocativa do 91º aniversário desta corporação.
O dia do Feriado Municipal ficou marcado de forma emotiva pela homenagem do Município aos bombeiros falecidos no incêndio que assolou a Serra do Caramulo no verão de 2013.
Com a presença do Sr. Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, decorreu, no Auditório Municipal, a Cerimónia Evocativa do Feriado Municipal, com a entrega, a título póstumo, das Medalhas de Valor e Altruísmo aos bombeiros Ana Rita Pereira (corporação de Alcabideche), Bernardo Figueiredo (corporação do Estoril), Cátia Dias e Bernardo Cardoso (corporação de bombeiros de Carregal do Sal).
As medalhas foram entregues aos familiares pela mão do Ministro da Defesa Nacional, que deixou uma palavra de agradecimento aos “soldados da paz que tombaram em serviço patriótico.”
Antes desta sessão oficial, decorreu em Santiago de besteiros, junto à rotunda de acesso ao Monte de São Marcos, a visita ao monumento evocativo aos bombeiros falecidos, com o descerramento e bênção da respetiva lápide.
Esta cerimónia contou com a presença dos familiares e membros das corporações dos jovens bombeiros homenageados, para além do Presidente do Município, vereadores, Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, membros da direção, comando e corpo ativo dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros em Guarda de Honra, bem como de outras entidades militares, humanitárias, autárquicas e religiosas e população em geral.
Este memorial, e nas palavras do Presidente do Município, constituirá para todos um marco de recordação destes bombeiros, ao mesmo tempo que torna perpétua a gratidão e a memória por quem deu a vida na defesa do bem comum.
O Feriado Municipal ficou também assinalado pela transmissão em direto, a partir do espaço da Ficton, do programa “Verão Total” da televisão pública portuguesa. Ao longo de várias horas, o concelho de Tondela deu-se a conhecer nas suas múltiplas facetas, desde as artes e ofícios, ao património, passando pela gastronomia, desporto, turismo, cultura, desenvolvimento económico e história local.
Ao longo de todos os dias da Ficton foi possível assistir a atuações musicais de grande qualidade, pois para além dos artistas de renome nacional, atuaram grupos locais, apresentando um repertório abrangente e capaz de satisfazer públicos diversificados.
Após mais uma edição de sucesso da Feira Industrial e Comercial de Tondela, fica a convicção e a determinação do Município em continuar a fazer desta festa o grande evento de promoção e projeção do concelho, continuando a aliar a tradição à modernidade, divulgando o que de melhor se faz e constrói neste território no domínio empresarial, social e cultural e associativo, numa afirmação crescente de liderança.

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife