20 Mar. 2017

“O Artesão- Apoio à Criação e Produção Artesanal de Qualidade" - Mesa Redonda

No dia 17, pelas 15h, decorreu no Mercado Velho, tendo como montra a exposição de arte Popular, uma mesa redonda, cujo tema central foi “O Artesão- Apoio à Criação e Produção Artesanal de Qualidade”.

Com a presença de oradores e artesãos, que mantiveram uma conversa informal e sincera sobre o artesanato tradicional e/ou contemporâneo, dificuldades e sucessos ao longo da vida, caminhos a seguir, apoios existentes para as Artes e Ofícios, métodos de exportação, design e criação de novas peças, leis regulamentares existentes, medidas a adotar para o alcance do sucesso, entre outras matérias ali abordadas, sempre de forma espontânea.
No que respeita a artesãos do nosso Concelho, estiveram ali, através deles, representadas áreas distintas como, olaria- barro preto de Molelos, tanoaria, madeira e talha, cestaria de Nandufe, linho, artes contemporâneas, entre muitas outras.
No que respeita aos oradores, que responderam a todas as questões e deram a sua experiente opinião em relação a caminhos a seguir e formas para contornar e facilitar o trabalho do dia a dia de um artesão, a mesa foi composta pelos senhores:
Gonçalo Ginestal - Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões;
João Amaral – Presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro;
Luís Rocha – Presidente do CEARTE (Centro de Formação Profissional de Artesanato); João Pedro Amaral- Laboratório de Orientação Criativa do CEART;
 Manuel Carvalho – Artesão de sucesso na área do estanho, testemunho de vida;
 Pedro Adão- Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Tondela.
Miguel Torres- Acert,Tondela.

Gabinete de Cultura- Município de Tondela