A+ A A-

Centro de Documentação

 

 

 

 

 

 

 

O Museu Municipal de Tondela – Terras de Besteiros, como museu de território, aberto à comunidade, dispõe, entre as suas valências, de um Centro de Documentação cujo acervo se encontra disponível para consulta presencial ou online, através da Plataforma da Rede de Bibliotecas Escolares de Tondela.

Não obstante a franquia aos utentes em geral, será relevante para eventuais investigadores que queiram desenvolver os seus estudos e conhecimentos, nomeadamente, nas áreas da Cerâmica, da Arqueologia, da Arte, do Património, da Etnografia e da História Local e Regional de Portugal. A essência deste Centro de Documentação advém de uma política de permutas de publicações que o Município de Tondela foi estabelecendo com outras autarquias e diferentes instituições científicas e universitárias, nos contextos nacional e internacional, sobretudo, ao nível ibérico e mediterrânico.

O acervo encontra-se criteriosamente organizado e catalogado, segundo as normas do Código Decimal Universal (CDU), devidamente legendado nas estantes para consulta livre e directa do utente e sinalizado por distintivos cromáticos.

No acesso directo às estantes, as obras das diferentes áreas do saber estão arrumadas por classes: 0 (Generalidades); 1 (Filosofia/ Psicologia); 2 (Religião); 3 (Ciências Sociais); 5 (Ciências Exactas e Naturais); 6 (Ciências Aplicadas); 7 (Artes/ Património); 8 (Literatura/ Linguística); 9 (Geografia/ Arqueologia/ Pré-História/ História/ Biografias).

Na mesma sala, em prateleiras contíguas, estão disponíveis: o sector do Fundo Local (HL); o espólio documental do Dr. António Almiro do Vale (FAV). O utilizador tem ao seu dispor ajuda técnica, bem como um computador, com acesso ao catálogo, módulo de consulta, com internet e mobiliário adequado (cadeiras e mesas de estudo).

No término da consulta deverá deixar as respectivas obras sobre a mesa de trabalho. Poder-se-á pesquisar, online, através de busca pela palavra pretendida no(a):

- Título (ex: cerâmica, em Actas da 4ªs Jornadas de Cerâmica Medieval …);

- Autor (ex: MARTINHO, em Carlos Martinho);

- Assunto (alguns descritores mais usuais – cerâmica/ olaria/ barro negro/ técnicas/ arqueologia/ pré-história/ história/ arte/ património/ etnografia/ antropologia/ indústria/ energias/ museologia/ molinologia/ agricultura/ fotografia/ pintura/ escultura/ saúde/ cultura/ artesanato/ religiões/ FAV [Fundo Almiro do Vale]/ História Local/ literatura, etc.

– e ainda pela designação geográfica (Tondela/ Portugal/ Viseu/ Península Ibérica…).

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife