Investigação

O estudo das diferentes tecnologias tradicionais do concelho de Tondela, preservando a memória do saber fazer artesanal, é um dos grandes objetivos do Museu Terras de Besteiros.

É imperativo assegurar a valorização e a divulgação da cultura popular, nomeadamente junto das novas gerações, garantindo assim a sobrevivência de uma herança milenar que em tudo influenciou a identidade desta região e dos seus habitantes.

Um pouco por todo o concelho ainda é possível encontrar diferentes artes e ofícios tradicionais, em alguns casos denotando grande dinamismo, noutros perdendo fulgor à medida que os velhos artesãos vão desaparecendo.

As artes e os ofícios artesanais, as técnicas utilizadas, a matéria-prima escolhida, os objetos finais e até o modo de vida das comunidades onde os artesãos se integram… têm vindo a ser alvo de sucessivos estudos e investigações. A equipa técnica do Museu Municipal tem procurado desenvolver um apurado trabalho nesse sentido, contribuindo para a edição de livros, para a publicação de artigos em revistas da especialidade, e para o apetrechamento do Centro de Documentação com recursos áudio e vídeo das memórias passadas.

O desenvolvimento deste trabalho irá permitir recuperar importantes testemunhos do saber tradicional, parte integrante de uma memória coletiva, que é a memória das gentes de Besteiros.