28 Set. 2016

Exposição de pintura de Luiz Morgadinho no Museu Terras de Besteiros

De 30 de Setembro a 30 de Dezembro vai estar patente no Museu Municipal Terras de Besteiros a exposição intitulada “Exposição de pintura de Luiz Morgadinho”.

Um pintor de inspiração surrealista cuja obra aborda temas da actualidade com ironia crítica e recorrendo a uma estrutura comunicativa muito próxima do “cartoon”. (Sérgio Reis in artesvivas.blogspot.com)
Luiz Morgadinho pinta o que denuncia, o que quer combater. Pinta o que ele não é, esclarecendo suficientemente a verdadeira identidade do que quer combater.
É um criador que “imprime” na sua obra um diálogo com uma estética de descontinuidades e de rupturas recorrendo aos artífices das técnicas plásticas em que é mestre.
O princípio supremo da sua intenção artística é o choque dos receptores, leitores da sua imagem plástica. Ele visa a subversão perante as formas instituídas, lutando contra a tradição e contra o conformismo da cultura burguesa. Com efeito, utiliza o Humor Negro - “disciplina” recorrente e tão querida entre os surrealistas - como a sua principal ferramenta e como revolta superior do espírito, ultrapassando a intencionalidade satírica e moralizadora. Um humor sinónimo de denúncia, revolta e libertação. (miguel de carvalho- Cabo Mondego)
Luiz Morgadinho, nasceu em Coimbra. Reside actualmente em Santa Comba de Seia.
Tem integrado as actividades do colectivo poético, “Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism” desde 2009.
Participou a convite do Movimento Surrealista Internacional na exposição, Surrealism in 2012, Goggleworks Center for the Arts, Reading, Pennysilvanya, EUA, com trabalhos individuais e colectivos, executados em parceria com elementos do “Cabo Mondego Section of portuguese Surrealism”.
Sob o lema, “Somos Todos Criados Pelo Amor”, integrou o grupo internacional de surrealistas que ao longo do ano de 2013 e 2014 mostraram as suas obras em várias cidades da República Checa, com destaque para Praga, Brmo (capital da região da Moravia), Jihlava (capital da região de Vvsocina), Ostrava (a terceira maior cidade da R. Checa), Trebic (terceira cidade da Moravia), e em Prostejov, Zdar nad Sázavou, Raijhrad e Mohelno.