15 maio 2017

Dia Internacional dos Museus - 18 de maio

“Dizer o indizível em museus” é este ano o tema lançado pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus que se celebra a 18 de Maio. Associado a este tópico, o Museu Terras de Besteiros, em colaboração com a ACAPO, assinala o dia, desta comemoração, com uma atividade sensorial. Dirigida aos mais pequeninos, a atividade consiste em fazer e dizer o que não se faz nos museus, ou seja, “olhar com as mãos”, criando desta forma uma controversa conversa em torno das regras gerais instituídas nos museus.
A interdição de tocar nas peças museológicas por razões várias, sendo a mais importante a preservação da sua integridade física e consequente preservação, leva-nos, através desta ação, a uma visualização única dos objetos a observar com o tato.
Um dos objetivos desta atividade é envolver as crianças nesta leitura e levá-las a experimentar as diversas sensações provocadas pelos sentidos em contacto com o objeto.

Museu Terras de Besteiros
Serviço Educativo