05 Jun. 2017

Museu Terras de Besteiros | Dia Mundial da Criança

Dando continuidade a uma política de intervenção cultural que vem sendo seguida, o Serviço Educativo do Museu Terras de Besteiros, juntou-se às atividades comemorativas do Dia Mundial da Criança. No passado dia 1 de junho, uma centena de crianças encheram de música e alegria as paredes do Museu Municipal.

A atividade de Escrita e Música Criativas, da responsabilidade do Colectivo Orelhas Moucas, além de proporcionar o contacto com este espaço de cultura, estimulou a criatividade e imaginação das crianças na composição de quadras e rimas. Ao circular pelo percurso expositivo, as crianças foram encontrando “cartas” que “obrigavam” a uma paragem para reflexão sobre a palavra ou imagem encontrada, e para composição de mais uma quadra. E foram saindo coelhos da cartola, diabos que visitam museus, cavaleiros e princesas aflitas, besteiros valentes e ratos invisíveis, lobos carinhosos e águias gentis, caixas e relógios mágicos. Uma miríade de personagens imaginárias.
No final, cada uma das turmas dos alunos pertencentes ao Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, ajudaram a compor uma música que, juntamente com as quadras criadas, resultaram em 4 canções originais, cantadas pelos pequenos autores.
Há estórias que se contam e outras que se inventam. Há estórias que se criam e outras que se desmentem. Mas são todas estórias que fazem parte da nossa história.
Para todos, a certeza de que as visitas a museus são uma mais-valia cultural, de cidadania, de modernidade e de interação pedagógica.

Museu Municipal
Serviço Educativo