25 Jul. 2017

Celebração dos 100 anos do Nascimento do Comendador António Braz

No próximo dia 28 de julho terá lugar mais uma iniciativa de comemoração da vida e obra do Comendador António Braz.

Assim, no dia em que se assinala o centenário do seu nascimento, a Fundação António Braz, com o apoio do Município de Tondela, irá levar a cabo um conjunto de ações de homenagem daquele que foi um dos emigrantes portugueses mais reconhecidos em África do Sul.
Do programa de homenagem do dia 28 de julho faz parte a celebração de uma missa na Igreja Paroquial de Tonda, freguesia de origem do Comendador António Braz, a que se seguirá uma visita guiada à exposição patente desde o dia 4 de julho nos espaços da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e Museu Terras de Besteiros.
O percurso entre estes dois espaços será efetuado ao som da Sociedade Filarmónica Tondelense.
Às 20h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tondela terá lugar a conferência / mesa redonda “O Espírito da Lusofonia Global em António Braz (1917-1998)”, que reunirá no debate o Professor Jorge Braga de Macedo, com depoimentos do Dr. Luís Geraldes, Drª Manuela Aguiar e Comendadora Paula Caetano.
Será mais um momento de excelência, onde serão celebradas a vida e obra do Comendador António Braz, a emigração e a Portugalidade e o concelho de Tondela, enquanto local de origem deste ilustre Português.