A+ A A-

O Museu

 

 

 

 

 

 

 

Situado no magnífico Solar de Santa Ana, em pleno centro histórico de Tondela, este museu é de visita obrigatória para quem quer conhecer mais sobre a realidade - passada, presente e futura - do território das Terras de Besteiros e dos seus habitantes.

Concebido para ser uma referência no panorama museológico da região, este espaço alia ao design e à criatividade, conteúdos de excelência! A sua museografia foi concebida para ser dinâmica, atrativa, aberta e plural, transmitindo de forma apelativa e inovadora os diversos conteúdos interpretativos. Além disso, o museu conta com um conjunto de novas tecnologias multimédia, que ajudam a transmitir inúmeros conhecimentos, perspetivas e problemáticas.

O discurso do museu centra-se na ação humana que moldou, ao longo de milhares de anos, este território tão vasto e peculiar. A sua exposição permanente encontra-se distribuída por dois pisos.

O piso 0 dá a conhecer a evolução do Homem neste concelho, como bem demonstra um conjunto fabuloso de artefactos e arte pré-histórica provenientes de sítios arqueológicos singulares, como são os casos da Anta da Arquinha da Moura (Lajeosa do Dão) e da estação de Arte Rupestre de Molelinhos (Molelos). Neste piso, podemos ainda aprender um pouco mais sobre a Romanização e o período medieval, sobre a Fé religiosa e a evolução dos antigos municípios.

O piso 1, por sua vez, leva-nos a percorrer a História dos séculos XIX e XX, abordando a questão do desenvolvimento industrial, a chegada do caminho de ferro e o aparecimento dos Sanatórios no Caramulo. Ao mesmo tempo, são dadas a conhecer algumas das atividades ancestrais que permitiram a sobrevivência do Homem, tal como a agricultura, a funilaria, a cestaria, o barro negro e a pisoagem do burel (com que se fabricavam as famosas capuchas).

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Sorry, no events.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife