A+ A A-

Incêndios Florestais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 27 de Março 2010 de realizou-se mais uma sessão de trabalho sobre incêndios florestais.
Desta feita o II Seminário intitulado ao tema, Proteger antes de Combater.
A Câmara Municipal de Tondela, através do Pelouro da protecção Civil, quis com a realização deste seminário introduzir uma nova abordagem de como podemos proteger a floresta.
A sessão de abertura foi realizada pela mesa composta pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta e com o Sr. Governador Civil do Distrito de Viseu, Dr. Miguel Ginestal, e pela Srª Vereadora do Pelouro a SrªEngª Carla Pires. O Sr. Presidente da Câmara referiu a importância que a defesa da floresta tem cada vez mais, dando conta do empenhamento da Câmara nesta matéria, pois trata-se de um sector com uma vertente ambiental, económica, turística, muito importante no nosso concelho. 


O Sr. Governador Civil, secundando e reforçando as palavras do Sr. Presidente da Câmara, referiu-se ao facto de que cada vez mais haver necessidade de se adoptarem politicas preventivas da natureza deste seminário para que as áreas ardidas sejam cada vez menores.
De seguida Sr. Inspector José Carlos Rodrigues Ferreira Lopes, da Policia Judiciária, apresentou algumas formas de proteger a floresta das mãos criminosas, que ano apôs ano destroem milhares de hectares por todo o país, tendo apresentado imagens de dispositivos utilizados pelos criminosos para atear o fogo. Referiu também a importância da preservação do local do inicio de incêndio, por parte de todos os que de uma forma ou de outra intervêm no teatro de operações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De seguida interviui a Srª Engª Fátima Reis- membro da CDDF( Comissão Distrital de Defesa da Floresta), efectuando uma apresentação sobre faixas de gestão de combustíveis, nomeadamente sobre a rede, referindo ser de vital importância a criação destas faixas para a defesa da floresta, das pessoas e dos seus bens. 
O último tema abordado referia-se ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra incêndios, apresentado pelo Sr. Engº Carlos Jorge, GTF Tondela. No âmbito desta apresentação foi referida a importância do plano, dando conta que o mesmo está aprovado pela AFN e que define a estratégia a adoptar, bem como determina responsabilidades de actuação por todos os intervenientes na floresta, públicos e privados.
O seminário foi encerrado pela Engª Carla Pires, apresentando as conclusões do seminário, dando a conhecer aos presentes quais as medidas que a Câmara municipal de Tondela tem vindo a levar a efeito na implementação do plano, nomeadamente a criação de faixas de gestão de combustíveis, a requalificação e beneficiação de caminhos. Referiu ainda que a Câmara Municipal elaborou um conjunto de 5 candidaturas ao Proder, 3 para limpeza de galerias ripículas e 2 para a criação de faixas de rede primária, correspondendo a um investimento total de mais de 415.000,00 € , sendo a aprovação destas candidaturas imprescindível para a implementação da estratégia definida no PMDFCI. Alem destas acções, mencionou também a importância da celebração do protocolo de colaboração com a Associação das Freguesias da Serra do Caramulo. Através deste protocolo assinado anualmente, no valor de 75000,00€, é possível a concretização de várias intervenções no domínio da defesa da floresta nestas freguesias, pelas Juntas de Freguesia

Agenda de eventos (2)

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife