02 Jan. 2013

Mamoa 4 do Salgueiro (Necrópole do Salgueiro)

No âmbito da política de salvaguarda e preservação do património arqueológico concelhio, o Gabinete de Património Cultural do Muncípio, acompanhou o abate de pinheiros, em propriedade particular, na envolvência da “Mamoa 4 do Salgueiro”, em Mosteiro de Fráguas.

Este monumento arqueológico pertence à necrópole do Salgueiro, e situa-se na freguesia de Mosteiro de Fráguas. Foi efetuada uma limpeza da ramagem das árvores abatidas, com a ajuda do madeireiro, e a consequente desmatação para se aferir os limites da mamoa. Após a desmatação o imóvel foi delimitado, provisoriamente, com estacas de madeira e cordão de cor laranja.
Este tumulus do Neo-Calcolítico é subcircular, com 0,70 m de altura e 11,5m de diâmetro, não se visualizando quaisquer vestígios da estrutura lítica. Encontra-se numa área cujo substrato geológico é caraterizado pelo granodiorito biotítico, porfiroide, de grão médio (granito de Fráguas). Localiza-se na estrada que liga a povoação de Vilar de Besteiros à de Mosteiro de Fráguas, do lado direito, antes do acesso para o lugar do Ribeiro.
Salienta-se o facto de os proprietários terem permitido a delimitação do monumento, tendo como objetivo a preservação do sítio arqueológico.

Divisão de Cultura e Comunicação
Gabinete do Património Cultural