07 maio 2015

Réplica do painel 1 da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos já está exposta no Museu Terras de Besteiros

Na sala de Arte Pré-Histórica do Museu Municipal Terras de Besteiros pode visualizar-se a Réplica à escala 1:1 de uma seção do painel principal de gravuras da Idade do Bronze Final do sítio arqueológico de Molelinhos (freguesia de Molelos).

É painel mais importante, estando densamente gravado com centenas de traços obtidos por abrasão, a técnica dominante, incisão e picotagem, esta a técnica menos frequente, na sua maioria pertencentes à Segunda Idade do Ferro (2.ª metade do 1.º milénio a.C.). As inscrições albafetiformes são já de épocas mais recentes. As gravuras da Idade do ferro representam armas metálicas, nomeadamente pontas de lanças (e mesmo lanças completas), falcatas e facas afalcatadas, punhais, pontas de seta e algumas foices (armas ou instrumentos agrícolas?), ao lado de formas geométricas e abstratas e alguns raros podomorfos (plantas de pés humanos). Há igualmente muitos traços não figurativos.
Visite a Estação de Arte Rupestre no lugar da Carvalheira (Molelinhos) e a réplica no Museu Municipal Terras de Besteiros.
Saiba mais em http://www.cm-tondela.pt/molelinhos.arterupestre