O Município de Tondela, no âmbito da preservação e salvaguarda do património cultural concelhio, irá proceder a uma intervenção na Fonte da Sereia, imóvel sito na rua Tomaz Ribeiro em Tondela.

O objetivo da intervenção será o da desobstrução dos canais de água de acesso às bicas, através de limpeza por via mecânica e manual, de forma controlada, possibilitando a passagem de água e aumento do caudal. Numa segunda fase as bicas em inox serão substituídas por moldes das originais, semelhantes à bica central.
Os trabalhos são da responsabilidade da Empatia-Arqueologia Lda., sob a coordenação geral do Gabinete de Património Cultural do Município e terão aproximadamente a duração de 10 dias.
Relativamente ao imóvel, trata-se de uma fonte de arquitetura infraestrutural, barroca e de espaldar de planta retangular definida por pilastras suportando tabela, enquadrada por urnas, concluída por cornija volutada interrompida por brasão real, sobrepujada por remate em frontão curvo ladeado por pequenas esferas envolvidas em motivos vegetalista. Ao centro visualiza-se uma figura feminina com uma corneta. O espaldar possui uma cartela central com a figura de uma sereia, ladeada por duas figuras mitológicas contendo bicas, que vertem para um tanque de perfil curvo. A época de construção remonta ao séc. XVIII.

Gab. de Cultura Turismo e Juventude
Património Cultural