concurso de ideias Monumento ao Oleiro

Desde épocas remotas, Molelos tem sido um importante centro produtor de artefactos de barro negro, tal como nos é revelado na Necrópole de Paranho, com vasos do período da Idade do Bronze. As argilas de excelente plasticidade e as crescentes necessidades do mercado, levaram ao desenvolvimento de uma importante actividade artesanal, tornando a freguesia de Molelos uma notável escola para muitas gerações. No Museu Terras de Besteiros estão identificados mais de 450 Oleiros em Molelos, o que diz bem da importância económica desta actividade.

O barro Negro de Molelos consagrou-se através da sua função utilitária no quotidiano das populações. Utilizada para conservar cereais, azeitona e azeite, para levar ao fogo e cozinhar alimentos, para armazenar líquidos como água e vinho, ou ainda para serem servidas à mesa, a louça preta manteve, ao longo dos tempos, o seu papel imprescindível na vida das populações. Tradicionalmente a loiça era cozida em Soenga, processo de cozer cerâmica numa cova, pouco profunda, cavada no solo. Em Molelos, a cozedura de tipo redutor (através da obstrução completa do “forno” em fim de cozedura) origina uma louça completamente negra e parcialmente impermeabilizada. Pelo vanguardismo das formas, das novas tendências e das arrojadas pesquisas, para além do Negro, os barros de Molelos conquistaram um lugar privilegiado na promoção turística e cultural do Concelho de Tondela.

Com todo este contexto o município não podia deixar de contribuir para construir uma marca permanente no território, homenageando actuais e passados artesãos desta arte milenar. Residentes e visitantes encontrarão neste memorial um contributo para a nossa memória colectiva.

 

cartaz


Regulamento


Entidade Promotora: Município de Tondela
Organização: Município de Tondela em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e com a Rede de Cidades e Vilas Cerâmicas.
Download do regulamento.


Declaração de Autorização relativa aos Direitos de Autor

Declaração de autoria, tratamento de dados e aceitação das condições das presentes Normas de Participação (disponível para download). Download da Declaração de Autoria.


Contactos

Município de Tondela
Largo da República, n.º 16
3464-001 Tondela
Telf. 232 811 110

As dúvidas deverão ser enviadas para o email: ideias.monumento.oleiro@cm-tondela.pt

As propostas deverão ser enviadas para o email: ideias.monumento.oleiro@cm-tondela.pt