O voluntariado representa um dos instrumentos basilares de participação da sociedade civil nos mais variados domínios de atividade. Obedece aos princípios de solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência e pode ser desenvolvido em todas as áreas da atividade humana.
É uma atividade reconhecida por instâncias internacionais e nacionais, enquadrada juridicamente na legislação portuguesa, através da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro.
São estruturas locais de âmbito concelhio, facilitadoras do voluntariado que, atuando em subsidiaridade e usufruindo da proximidade das populações e do conhecimento do seu território local, contribuem para a promoção, organização e aprofundamento do voluntariado ,em cooperação com as organizações promotoras.
O Banco Local de Voluntariado de Tondela pretende constituir-se, como um ponto de encontro entre projetos e ações de interesse social e comunitário dinamizados por entidades de utilidade pública que intervêm no Concelho de Tondela, e todos os munícipes que de forma desinteressada pretendem assumir o compromisso de prestar um serviço a pessoas, famílias e comunidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população do concelho.Tem um papel relevante que se traduz numa maior eficácia na utilização dois recursos e na dinamização das vontades locais.
- Se é dirigente de alguma entidade e tem um projeto a integrar no banco de voluntariado de Tondela, este é o local para o apresentar, os voluntários esperam
- Se tem tempo livre e quer contribuir desinteressadamente para a melhoria do bem-estar da comunidade, inscreva-se.
O BLVT acolherá as respetivas candidaturas e procederá ao encaminhamento dos voluntários para as entidades promotoras, acompanhando o seu processo de integração, no âmbito das respetivas normas do Banco Local de Voluntariado de Tondela e do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.
É um espaço de encontro entre os voluntários e as entidades promotoras de voluntariado, tendo como principais objetivos:
Sensibilizar os cidadãos e organizações para o voluntariado
Divulgar projetos e oportunidades de voluntariado
Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado
Desenvolver atividades de apoio à comunidade
Projetos em curso
Ano de 2024
Ano de 2016
Ano de 2015
Anos anteriores
Esclareça rapidamente as suas dúvidas
Indivíduo com mais de 18 anos que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora de Voluntariado.
Pessoas coletivas de natureza pública ou privada que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade em domínios cívicos
Banco Local de Voluntariado de Tondela/ Voluntários / Organizações promotoras
Não. Apenas com enquadramento de uma entidade.
Em todas as áreas da atividade humana.
Lei n.º 71/98 de 3 de Novembro- Lei de bases do Enquadramento jurídico do voluntariado Decreto Lei n.º 389/99 de 30 de Setembro