26 Dez. 2006

Work shop - Entre a ferrugem e o verdete...

Museu Municipal Terra de Besteiros poporciona Actividades de Natal para Jovens do Concelho O Museu Municipal Terra de Besteiros continua, cada vez mais, a apostar nos seus Serviços Educativos. As diferentes actividades programadas pretendem ser uma porta aberta para a sensibilização, a prevenção e valorização do património cultural. Deste modo o Museu Terra de Besteiros assume uma grande importância na interacção entre cultura e comunidade concelhia.

Ao promover acções no âmbito dos Serviços Educativos, os Técnicos do Museu pretendem estimular os interesses de todo e qualquer público, transmitindo conhecimento. Deste modo criam-se, nesta primeira fase de contacto com o público, oportunidades para conhecer todo o trabalho inerente a uma instituição museológica e que é desconhecida da população. À semelhança dos meses de verão dos anos de 2005 e 2006, o Museu Municipal Terra de Besteiros programou, para este período de férias escolares, um Atelier de Conservação e Restauro orientado pela técnica de Conservação e Restauro dos Serviços do Museu, Maria de Lurdes Pinto. Entre 18 e 22 de Dezembro de 2006 encontrou-se a decorrer nas Reservas do Museu Municipal Terra de Besteiros, sedeadas em Nandufe, um Workshop denominado Entre a ferrugem e o verdete… conservação e restauro de metais. A programação desta actividade prendeu-se com a vontade de envolver os jovens do ensino secundário e profissional, dando-lhes a oportunidade de tomarem contacto com a realidade de um laboratório de Conservação e Restauro. Através de tarefas simples, como a limpeza mecânica e manual, a estabilização e a impermeabilização de metais, tomarem conhecimento de algumas técnicas de conservação de forma a prolongar a vida dos objectos que constituem parte do nosso espólio. Os jovens inscritos tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Projecto Museológico para o Concelho de Tondela, visitar as Reservas do Museu, sedeadas na freguesia de Nandufe, e observar o acervo constituinte. O Workshop inicialmente vocacionado para estudantes do ensino secundário e profissional, teve também a aderência de professores de diferentes áreas como a Física, a História e as Artes. A participação de diferentes faixas etárias e diferentes áreas de formação fomentou a partilha de experiências e saberes enriquecendo a actividade programada. Estimulados pela aderência verificada e interesse demonstrado os Serviços Educativos do Museu Terra de Besteiros vão continuar a aposta neste tipo de actividades que envolvem a comunidade, nomeadamente os mais jovens, estando já a ser programado outro Workshop para o período da Páscoa de 2007. Aos participantes deixamos aqui os nossos agradecimentos, aos leitores um desafio… Participem! Não percam a oportunidade de conhecer melhor o património que é de todos nós… Ajudem-nos a agarrar o tempo que teima em dizer adeus… Até breve!