13 Set. 2011

Visita da Delegação do Azerbeijão ao concelho de Tondela

No passado dia 8 de Setembro uma delegação constituída por perto de duas dezenas de responsáveis pelos centros de juventude e desporto do Arzebeijão, onde se incluía a presença do Vice-Ministro da juventude e Desporto Intigam Babayev e o representante da UNICEF naquele país Rashed Mustafa, teve oportunidade de tomar contacto a realidade associativa do concelho de Tondela.

A recepção ocorreu no Museu Terra de Besteiros na presença do Vice- Presidente do CMT, José António Jesus, bem como dos vereadores Carla Pires, António Dinis e Pedro Adão, a que se juntaram o director e subdirector da direcção regional do IPJ, Miguel Nascimento e José Rui Cruz respectivamente.
Nesse encontro o representante da autarquia de Tondela teve oportunidade de se referir à experiência vivida ao longo das décadas de democracia, onde se estimula a criatividade e o empreendedorismo associativo, assente da liberdade programática, valorizando as iniciativas locais, a participação dos cidadãos e o espírito colaborativo entre os vários agentes de desenvolvimento.
Na troca de experiências foram abordados os diferentes modelos de financiamento e a relação entre as estruturas da Administração Local e Central, bem como os patamares de articulação existentes entre essas estruturas. A avaliação da reforma de alguns serviços da Administração Central, como é o caso do recente anuncio da fusão do IPJ com o IDP, a Movijovem e FDTI, foi equacionada tendo em vista a melhor articulação e eficiência da gestão dos recursos públicos.
A delegação ainda teve oportunidade de visitar duas associações do concelho – a ACERT e o Centro Cultural Desportivo e Recreativo de Santiago de Besteiros, onde puderam contactar com realidades locais e fortalecer os laços afectivos entre os representantes desta delegação.