20 Set. 2011

AO’SABOR – A riqueza de um património gastronómico (FICTON 2011)

A FICTON 2011, entre muitas outras actividades que preencheram os últimos dias na cidade de Tondela, criou um espaço pioneiro de exposição e comercialização de produtos endógenos, cujo nome Ao’Sabor pretende simbolizar a imagem autóctone de um território.

O Município de Tondela em parceria com a ADICES, criou esta iniciativa que se transformou num verdadeiro sucesso de adesão por parte da comunidade. No entanto, este evento é apenas uma primeira etapa de uma estratégia arrojada para o desenvolvimento da economia local.
O empreendedorismo e a pro-actividade são elementos-chave da política municipal relativamente à actividade económica, pois numa época tão austera para as populações, com um desemprego em níveis recorde, o reforço destes pequenos produtores é um mecanismo valioso para a criação de postos de trabalho e riqueza.
Esta tenda que esteve instalada no recinto da FICTON 2011, foi uma oportunidade para pequenos produtores da área agro-alimentar, que divulgaram e conseguiram escoar alguma da sua produção, permitindo-lhes promover o que é local e simultaneamente divulgar um património e território que é nosso.
Associado a este espaço, a Escola Profissional de Tondela preparou um conjunto de iguarias com produtos endógenos que deliciou todos os que participaram nesta degustação.
Ao’Sabor foi um pequeno passo num trilho que se prevê longo e com algumas barreiras, no entanto o Município de Tondela conjuntamente com a ADICES, associação de desenvolvimento local que engloba os Concelhos de Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua, pretende levar a cabo um projecto que sirva de janela de oportunidade a estes pequenos produtores, que têm sérias dificuldades em encontrar canais de venda dos seus produtos manufacturados.
Outro dos desafios é a criação de uma marca competitiva, que permita instalar de uniformemente pequenos stands de venda em vários pontos comerciais do território, servindo de veículo para estes produtos, e incrementando consequente a economia local e o emprego.
Num momento delicado como o que o país atravessa, os agentes políticos não devem alhear-se deste tipo de apoio que deve ser dado ao sector primário, ficando aqui o apelo a mais produtores que se queiram associar.