15 Nov. 2011

Acção de sensibilização nas Escolas do Agrupamento do Caramulo

Foi no passado dia 03 de Novembro, que os Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitário da Câmara Municipal de Tondela se dirigiram à Escola E,B 2,3 do Caramulo e EB0 de Paredes a convite da Professora Isabel de Matos, coordenadora da Rede de Bibliotecas do Caramulo no intuito da realização de uma acção de sensibilização direccionada aos alunos desse agrupamento acerca dos cuidados a ter com os animais de estimação, no âmbito do projecto  “Conhecer o que é nosso – património natural (fauna e flora, paisagem e geologia).”

Este evento contou com a participação do Médico Veterinário Dr. Rui Gaspar, da Técnica de saúde Ambiental Dr.ª Rosalina Loureiro e do funcionário afecto ao canil municipal Sr. João Martins.
Apresentou-se um power-point, onde se debateram ideias e se educou/sensibilizou acerca dos cuidados a ter com os animais de estimação, nomeadamente: Alimentação, Abrigo, Cuidados básicos de saúde, o que é um parasita? A Higiene Pessoal, Treino e Educação, Cuidados a ter quando passear com o meu cão (os dejectos caninos, viajar com o meu cão). De seguida as crianças tiveram oportunidade de contactar com os cachorrinhos do canil municipal.
Houve também a possibilidade de expor os trabalhos dos alunos das Escolas E,B 0 e Jardins de Infância do Concelho de Tondela relativos ao Concurso ”Sim, podemos ajudar os animais”, organizado por estes serviços no mês de Junho.
No final todos tiveram direito a um brinde e a documentação alusiva à temática assim como o esclarecimento de diversas duvidas que foram surgindo.
Tivemos uma plateia bastante atenta e participativa, revelando a verdadeira preocupação que os alunos têm face à problemática do abandono dos animais e à importância da preservação de um ambiente saudável. Preocupação esta que por vezes é descurada através das atitudes menos próprias dos adultos.
Neste sentido, esta acção cumpriu todos os objectivos, quando ouvimos uma aluna dizer que iria levar um panfleto para casa para ensinar o pai a tratar bem o seu cão!
São estes gestos que, por mais simples que sejam, ajudam a mudar mentalidades rumo a uma sociedade que se pretende cada vez mais responsável e atenta para as questões do bem comum, nomeadamente aquelas que dizem respeito à salvaguarda dos direitos dos animais e à defesa da saúde pública.
No entanto sabemos que há ainda um grande caminho a percorrer…