26 Abr. 2012

A Festa dos Livros e da Leitura em Tondela

Foi inaugurada na passada segunda-feira, dia 23 de Abril, a Festa do Livro e da Leitura 2012, uma iniciativa do Pelouro da Cultura, organizada pela biblioteca municipal Tomaz Ribeiro.

Presentes na cerimónia o Sr. Vice-presidente e Vereador dos Pelouros da Cultura e Educação, Dr. José António de Jesus, restantes Vereadores do elenco camarário, o Sr. Deputado pelo Distrito de Viseu à Assembleia da República, Dr. João Carlos Figueiredo, o Sr. Comandante do posto da GNR de Tondela, a Coordenadora Inter-Concelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Helena Duque, que representou a Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Teresa Calçada, os Srs. Directores dos Agrupamentos de escolas concelhios e Directores de escola, a Sra. Directora do Centro de Formação de Associação de escolas do Planalto Beirão, Dra. Rosa Carvalho, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes, assim como representantes de entidades sociais, recreativas, culturais e desportivas, alunos, professores, educadores e comunicação social local.

No uso da palavra, o Chefe de Divisão da Cultura deu as boas vindas a todos os presentes, desejando que durante os próximos dez dias de duração da Festa do Livro e da Leitura, a Comunidade educativa pudesse usufruir das actividades programadas. “Lusofonia: Tondela a ler+”, o tema em torno do qual se desenrola este ano as actividades culturais e educativas, apresenta actividades promovidas pelos Agrupamentos de escola, pela escola Secundária de Tondela, pelo Trigo Limpo – Teatro Acert, pelo cineclube de Viseu e muitas outras instituições ligadas à leitura, à música, às artes e à história, entre outras. Escritores, oficinas, sessões de leitura, histórias dramatizadas, dança, teatro, poesia, teatro de marionetas, workshops, tudo em Tondela.
De seguida interveio a Sra. Coordenadora Inter-Concelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Helena Duque. Na ocasião saudou a iniciativa e felicitou a autarquia pelo contributo que presta à Cultura e Educação. Salientou o excelente trabalho realizado em torno da Rede de Bibliotecas de Tondela, a dinâmica já criada, seus interlocutores ao nível da execução e demais intervenientes.
Seguiu-se a intervenção do Sr. Vice-presidente do Município, Dr. José António de Jesus. Iniciou o seu discurso com palavras de apreço e regozijo para a iniciativa e para todos os envolvidos: escolas e funcionários da autarquia. Destacou a cooperação entre entidades, reveladora de sinergias que criam eficácia e poupança de meios. Agradeceu igualmente a presença dos dirigentes escolares, como prova da importância dos actos que iam ter lugar nos próximos dias.

De seguida os convidados visitaram a XI Feira do Livro e as exposições de poesia e humor nos países lusófonos, realizadas por alunos de escolas. Já na sala polivalente, as actividades realizadas contaram com forte representação dos alunos. Destacamos: “Lusofonia” coreografia pelos alunos do Clube de Teatro e de expressão corporal do Agrupamento do Caramulo, “Palavras a Caminho”- histórias ilustradas, Jograis de poesia” – poemas com som e imagem e “Clube da Biblioteca” – histórias com fantoches, por alunos do Agrupamento de Escola do Campo de Besteiros. Lembramos que a Festa do Livro e da Leitura conta ainda com a final distrital do Concurso Nacional de Leitura, este ano realizado em Tondela.

Iniciativa do Pelouro da Cultura do Município de Tondela, a Festa do Livro é um acontecimento único na Cidade, pela diversidade de programação que oferece. Os acontecimentos decorrem todos os dias até 1 de Maio.

Divisão de Cultura
Biblioteca Municipal