25 Out. 2012

Proteção Civil de Tondela assinalou Dia Internacional para a Redução das Catástrofes

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Tondela, assinalou o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, com ações de sensibilização dirigidas a alunos do Ensino Básico, realizadas na Biblioteca Municipal e em escolas do Concelho.

As sessões de sensibilização estiveram a cargo da Vereadora responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, Eng.ª Carla Pires, que guiou os alunos pelas páginas do livro digital “Nós e os riscos” – disponível em www.prociv.pt – e lhes explicou quais os principais riscos naturais e tecnológicos e o que se deve fazer perante eles.
Os objetivos destas ações passaram por alertar para as situações ou riscos mais comuns no concelho, dar a conhecer à comunidade escolar as entidades envolvidas na Proteção Civil, formas de prevenção dos principais riscos identificados no nosso território, encorajar os jovens a adotarem procedimentos de segurança e de proteção que contribuam para redução de riscos e de acidentes.

A iniciativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Tondela e em várias escolas. No dia 10 de outubro na escola do 1º ciclo de Paredes e na EB 2,3 do Caramulo. Nos dias 11, 12 e 16 de outubro na Biblioteca Municipal. No dia 17 de outubro para os alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar de Tondela e para os alunos do 8º ano da Escola Secundária de Tondela e na escola do 1º ciclo de S. João do Monte. Total de jovens envolvidos: 376 alunos.
No âmbito desta ação, o Serviço de Proteção Civil irá distribuir, às turmas que participaram na iniciativa, um exemplar do CD com o livro interativo “Nós e os Riscos”. Este livro estará, também, disponível para consulta na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro.

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, celebrado a 13 de outubro, foi instituído pela ONU em 1989 para chamar a atenção de todos os Estados para a necessidade de adotarem políticas de prevenção e redução de danos, humanos e materiais, diretamente causados pela ocorrência de fenómenos de origem natural. A comemoração deste dia surge como uma oportunidade de alertar para os riscos naturais e outros, medidas de prevenção e autoproteção, promovendo uma cultura global de redução de riscos e de desastres.

Biblioteca Municipal