30 Jan. 2013

Município de Tondela assina acordo de colaboração para o Centro de Animação Local de Vila Nova da Rainha

Na passada sexta-feira, dia 25 de Janeiro, foi assinado um Acordo de Colaboração no âmbito do Centro de Animação Local de Vila Nova da Rainha financiado pelo PRODER, através de candidatura à ADICES.
O executivo municipal deslocou-se à Freguesia de Vila Nova da Rainha para uma cerimónia de assinatura de um Acordo de Colaboração com a Junta de Freguesia e a Associação Cultural Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha para o apoio na construção e organização do Centro de Animação Local vocacionado para os idosos da Freguesia.

A Câmara Municipal de Tondela terá uma comparticipação de 40% do projeto (23 332,50€), cabendo o restante 60% ao PRODER, totalizando assim um investimento de 58 215,87€.
Nesta sessão o Sr. Presidente da Junta de Freguesia foi o primeiro a usar a palavra. Abílio Rodrigues começou por explicar a missão deste Centro de Animação Local, que assume uma especial relevância numa época em que, e devido à Esperança Média de Vida e à diminuição drástica da taxa de natalidade, o número de idosos é cada vez maior. Esta obra é vital para o convívio de gerações e partilha de experiências.
De seguida, a Sra. Vereadora da Ação Social, Dra. Cecília Fragoso, fez uma breve leitura do Acordo que iria ser assinado, salientando o avultado valor do investimento bem como o esforço do Município e de todos os técnicos que se empenharam neste projeto, para que este fosse hoje uma realidade.
Após a assinatura do documento, usou da palavra o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, que realçou o esforço do Município numa época tão difícil como a que atravessamos. Carlos Marta disse ainda que o Concelho de Tondela continua em movimento e a prova dessa realidade são os investimentos permanentes que continuam a ser feitos por todo o território, em particular no domínio do ambiente e da requalificação urbana.
O Presidente do Executivo Municipal salientou ainda a importância do Centro Animação Local de Vila Nova da Rainha no cumprimento daquela que deve ser a missão de qualquer organismo público, a solidariedade. Este equipamento é sinónimo de conforto e solidariedade para com aqueles que ao longo de toda a vida trabalharam, e que merecem o melhor de todos no final das suas vidas.
Em resposta a um desafio deixado pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Marta afirmou que esta não seria com certeza a sua última visita a esta localidade, pois até ao final do mandato teria oportunidade de voltar e satisfazer algumas das reivindicações deixadas ali pelo autarca.
Relativamente à Reorganização Administrativa, o Sr. Presidente da Câmara expressou claramente toda a solidariedade para com as Freguesias que irão passar pelo processo de agregação, assumindo publicamente que disponibilizou inclusive apoio jurídico a estas autarquias.