30 Jan. 2013

Cento e Trinta Anos da Linha do Caminho de Ferro da Beira Alta. Exposição iconográfica e documental

Estará patente ao público a partir de 2 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, a interessante exposição comemorativa dos 130 anos da Linha do Caminho de Ferro da Beira Alta.

Organizada por Lino Dias, último chefe da estação de Carregal do Sal até à extinção desta categoria profissional no respectivo quadro de pessoal, a mostra compõe-se de objectos, publicações e documentos por ele reunidos ou cedidos por colaboradores de vários concelhos da Beira Alta. A biblioteca municipal de Tondela colaborou com a cedência de documentação alusiva ao tema, obtida a partir do fundo bibliográfico Tomaz Ribeiro e das doações do Sr. José Manuel Castanheira da Silveira. A exposição está aberta a outras colaborações, fazendo-se aqui apelo a quem possuir documentos, fotografias ou objectos com ligação ao passado da Linha da Beira Alta, preferencialmente do próprio concelho, que os possa ceder ou emprestar para reprodução ou exposição.

Nesta exposição pode encontrar informação sobre a inauguração da Linha do Dão ou Ramal de Viseu, que ligava a Linha da Beira Alta em Santa Comba Dão à cidade de Viseu. A Linha do Dão foi inaugurada com grandes festejos em 24 de Novembro de 1890, pelo Conselheiro Tomaz Ribeiro, então Ministro das Obras Públicas, representando El-Rei D. Carlos I. Extinto em 1988 e quase totalmente retirado até 1999, o troço foi recentemente recuperado e convertido em ecopista através de uma parceria entre os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, a Associação de Municípios da Região Dão Lafões e a Refer.

Depois de ter estado no museu municipal de Carregal do Sal e na biblioteca municipal de Mangualde, a exposição pode agora ser visitada na Biblioteca Municipal de Tondela até ao dia 2 de Março, no seguinte horário: de segunda-feira a sábado das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 18.00h.

Divisão de Cultura e Comunicação
Biblioteca Municipal