12 Abr. 2013

Tondela na Festa do Livro e da Leitura’13

Numa organização do Pelouro da Cultura do Município de Tondela, através da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, realiza-se de 16 a 24 de Abril, a Festa do Livro e da Leitura’ 13.

O evento desenrola-se no âmbito da Rede de Bibliotecas Concelhia e conta com o apoio de um conjunto de instituições culturais que ajudarão a que a Festa do Livro e da Leitura se torne no grande acontecimento cultural por estes dias no Concelho de Tondela. A par da Festa do Livro e da Leitura, a X Feira do Livro, realizada com a colaboração da Livraria Bertrand e da Editora Trinta por uma Linha coloca à disposição da população uma diversificada oferta de livros a preços convidativos.

Por estes dias, a Biblioteca Municipal é palco de encontros com escritores e ilustradores, exposições, sessões de leitura, histórias dramatizadas, oficinas de escrita, música, poesia, teatro de fantoches e cinema de animação. Do programa, destacamos os encontros com escritores e apresentação de livros. “O rapaz da bicicleta de vento e outras andanças” de João Manuel Ribeiro, “Histórias assim e a sério” de Maria da Conceição Vicente, os encontros com a ilustradora Anabela Dias e exposição de ilustrações originais do livro “A menina de papel”, os encontros com a ilustradora Elisabete Ferreira e apresentação do livro “Algazarra de versos” e as oficinas de escrita com base no livro “Rimas e castanholas” de José António Franco.

Um vasto programa de actividades, promovidas pela biblioteca municipal, em estreita parceria e cumplicidade com as escolas do concelho, com o Trigo Limpo – Teatro ACERT e outras instituições, ligadas à leitura, à música, às artes e à literatura, contribuem para reforçar as dinâmicas multidisciplinares desenvolvidas ao longo do ano pelas Bibliotecas da Rede Concelhia. Para além da promoção da leitura, da literatura e das literacias, preocupação constante de quem trabalha com os livros, as bibliotecas apresentam teatros, ateliês de expressão plástica e curtas-metragens, ligadas à temática da saúde oral, à ecologia e à proteção dos rios e oceanos. Numa iniciativa aberta à comunidade, no sábado 20 de Abril, se o tempo ajudar, a Casa da Leitura no Parque Urbano da Cidade, traz-nos animação, leitura e jogos ambientais para pais e filhos.

Consulte aqui o Programa das actividades diárias.

Divisão de Cultura
Biblioteca Municipal