11 Set. 2013

Exposição biobibliográfica sobre Alves Redol na Biblioteca Municipal

Está patente ao público até ao dia 30 de Setembro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, a exposição sobre a vida e obra de Alves Redol, que assinala o centenário do nascimento do escritor vila-franquense.

A mostra foi concebida pelo museu do Neo-Realismo com a colaboração da família do autor. Atribui-se a Alves Redol tal como a Afonso Ribeiro e a Manuel da Fonseca, a introdução do neorrealismo em Portugal. Além de um dos pioneiros desta corrente artística e literária, Redol é ainda considerado uma das suas figuras centrais.

António Alves Redol nasceu a 29 de Dezembro de 1911 em Vila Franca de Xira e faleceu a 29 de Novembro de 1969 em Lisboa. Empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, Redol concebeu a literatura como forma de intervenção política e social, velada ainda assim, dada a censura e a perseguição política movida pelo regime de Salazar aos oposicionistas, como era o caso.
Em 1939 publicou o primeiro romance neorrealista, “Gaibéus” (1939), nome dado aos camponeses da Beira que iam fazer a ceifa do arroz ao Ribatejo, em meados do século XX.
Como romancista Alves Redol destacou-se ainda pelas obras “Marés” (1941); “Avieiros” (1943); “Fanga” (1944); “Reinegros” (1945); “Porto Manso” (1946); “Ciclo Port-Whine”, composto de três romances escritos entre 1949 e 1953; “A Barca dos Sete Lemes” (1958); “Uma Fenda na Muralha” (1959) e “Barranco de Cegos” (1962).
Para além dos romances, legou-nos um considerável número de livros de contos, destacando-se “Constantino, guardador de vacas e de sonhos”, (1962), teatro, sendo o seu drama mais famoso “A Forja”, (1948), literatura infantil e, ainda, para além de “Glória, uma aldeia do Ribatejo” com que se estreou, vários outros estudos de carácter social e etnográfico.

A Biblioteca Municipal reuniu várias edições dos romances, livros infantis e de teatro do autor que constam da exposição.
Veja aqui a exposição virtual. Seleccione uma imagem para ver o conteúdo (em pdf)

Divisão de Cultura e Comunicação
Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro