26 Ago. 2014

Caramulo MotorFestival 2014 recheado de novidades

Na passada quinta-feira, dia 21 de Agosto, foi apresentado, junto ao Museu do Caramulo o Caramulo MotorFestival 2014 que se realizará nos próximos dias 5,6 e 7 de Setembro nesta vila.

O formato escolhido para a apresentação pública deste evento foi uma conferência de imprensa tendo como pano de fundo a majestosa serra que envolve este espaço. Nessa cerimónia simbólica estiveram presentes as diferentes entidades parceiras deste projeto: A EDC (Associação de Eventos do Caramulo) que se fez representar por João Maria Lacerda, a Câmara Municipal de Tondela através do Dr. José António Jesus e o Vereador Pedro Adão, o Turismo do Centro de Portugal através do Dr. Pedro Machado, a representar o Targa Club o Sr. Fernando Batista e o autarca de freguesia, o Sr. António Ferreira.
Relativamente ao programa, o porta-voz da organização destacou um conjunto de novidades face a edições anteriores, entre elas, a presença do treinador do Zenit de São Petersburgo, André Villas-Boas que se vai estrear na subida da Rampa do Caramulo, acompanhado pelos pilotos Elisabete Jacinto, Bruno Magalhães, Ernesto Neves e Frederico d’Orey, todos pilotos premiados e de reconhecido mérito. Pedro Anjo da “Famel Top Secret”, a atriz Fátima Preto e o ator/realizador Jorge Monte Real completam este elenco de celebridades, que conferem ao Caramulo MotorFestival um carater familiar, permitindo assim um fim-de-semana lúdico que não se limita aos fãs do desporto automóvel. Destaca-se também a Raiada do Caramulo, dedicada aos amantes de bicicletas antigas e que contará com o ciclista português Edgar Pinto, que venceu a etapa na Senhora da Graça da Volta a Portugal em bicicleta 2014.
Seguidamente o responsável do Turismo do Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado, realçou a importância desta iniciativa, na medida em que ela combate dois problemas, por um lado a sazonalidade turística, pois o período em que este se realiza é fora da “dita” época alta, por outro é inverso à tendência de litoralidade que os turistas tem adotado nas últimas décadas.
Por último, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António Jesus, destacou o forte impacto que o Caramulo MotorFestival tem na economia regional, pois Tondela apenas consegue alojar 20% dos visitantes que rumam ao Caramulo nesse fim-de-semana, ficando os restantes instalados em concelhos vizinhos.
Salientou ainda o forte investimento da Autarquia neste evento, nomeadamente através de apoio logístico e da assinatura do protocolo no valor de 25 000,00€ realizado durante esta cerimónia, além da repavimentação da Rampa do Caramulo, ajuda essa que não se circunscreve às fronteiras concelhias, pois esta iniciativa beneficia toda a região.
Por fim reforçar a importância estratégica da promoção da Serra do Caramulo na valorização do território e afirmação desta região de Bem-Estar.