04 Jun. 2007

Xº Aniversário da Vila de Canas de Santa Maria

Comemorou-se no passado dia 3 de Junho o Xº Aniversário da Vila de Canas de Santa Maria. Do programa oficial dos festejos – que havia tido o seu início com uma arruada na Freguesia pelo grupo de bombos de Castelões – constava uma missa campal junto à Igreja Românica e a Feira de Memórias (uma excelente oportunidade para uma mostra de artes, ofícios, gastronomia, animação e jogos tradicionais).

No âmbito das referidas comemorações e igualmente integrado no programa oficial, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, acompanhado pelos seus Vereadores, deslocou-se àquela Vila onde, a meio da tarde, junto à sede da Junta de Freguesia, era aguardado pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia e pelos restantes autarcas locais. Depois da recepção à comitiva liderada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal o momento seguinte, consistia no acto simbólico do descerramento de painel de mosaicos alusivos à efeméride, junto à Igreja Matriz da Freguesia, um momento cheio de significado e presenciado por mais de uma centena de pessoas. Seguidamente, já na zona envolvente à Igreja Românica, em sessão solene evocativa do momento, foi assinado o protocolo de colaboração entre o Município de Tondela e a Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria, tendo em vista a requalificação do Complexo Desportivo da Freguesia, situado na povoação de Tojal de Moinho. Após a assinatura do Protocolo de Colaboração, foi bem evidente a satisfação expressa nas intervenções quer do Presidente da Junta de Freguesia, quer do Presidente da Câmara Municipal, quanto ao protocolo ora assinado e da importância de que se reveste este tipo de colaboração entre o Município e as suas Freguesias para a realização de intervenções e investimentos, mas também quanto ao aniversário de um importante pólo de desenvolvimento do Concelho de Tondela. Por último, durante uma animada visita à Feira de Memórias integrada na iniciativa “Domingo na Aldeia”, promovida pela ACERT, com o apoio da Junta de Freguesia e participação do Movimento Associativo da Freguesia, os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar entre si, culminando da melhor forma uma importante jornada de sucesso, para a Freguesia de Canas de Santa Maria.