10 Set. 2007

Autarcas do Plateau de Lannemezan visitam Arquinha da Moura

Integrado nos intercâmbios culturais entre Tondela e a cidade francesa de Lannemezan que decorreu nos dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2007, realizou-se, na tarde do dia 15, uma visita ao monumento megalítico da Anta da Arquinha da Moura. O objectivo foi reforçar o intercâmbio de conhecimentos, de experiências e de técnicas em relação a monumentos congéneres nos dois países, constatando também que apenas damos continuação a trocas milenares. A importância deste monumento megalítico, para além da sua datação e das magníficas pinturas, prende-se também com os trabalhos de conservação e restauro aí realizados e as escavações arqueológicas efectuadas. Na área da conservação e restauro, os objectivos prenderam-se essencialmente com a necessidade de drenagem das águas pluviais e para a reconstituição de lacunas estruturais. A realização de escavações faseadas permitiu a recolha de múltiplos objectos líticos e cerâmicos, que irão posteriormente fazer parte do discurso expositivo do futuro Museu Terra de Besteiros. Os autarcas e representantes da Assembleia Municipal do Plateau de Lannemezan questionaram a existência de outros monumentos similares no concelho e na região, elogiando o trabalho de conservação e restauro desenvolvido. Referiram igualmente a importância a ter com o meio envolvente. Já no interior do monumento, mostraram bastante entusiasmo e curiosidade ao visualizarem as pinturas sobre os esteios. No final congratularam-nos pelo bom trabalho realizado no futuro pólo museológico.