20 Set. 2007

TondeSaúde – I Feira da Saúde de Tondela e Marcha pela Saúde

Decorreu nos dias 18 e 19 de Setembro a I Feira da Saúde, TondeSaúde, uma iniciativa conjunta entre o município de Tondela e a Escola Superior de Saúde Jean Piaget/Viseu. Do programa dos dois dias destacam-se a Feira que decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal, onde estiveram presentes 25 entidades (17 delas ligadas directamente à área da saúde), tendo ocorrido aí rastreios à população do colesterol, diabetes, índice de massa corporal, tensão arterial, visão, audição e HIV.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Vice-Presidente do Município, Dr. José António Jesus, o vereador Eng. António Dinis, Engª Marina Leitão, Engª Carla Pires e Dr. Cilío Correia, os representantes do Instituto Piaget de Viseu, Drª Françoise Cruz, Drª Lúcia Pereira e Dr. Fernando Mateus, os membros da administração do Hospital Cândido de Figueiredo, do centro de saúde de Tondela e os presidentes de Junta das Freguesia de Tondela, Canas de Santa Maria, Sabugosa e Parada de Gonta. Em simultâneo com os dois dias de feira no pavilhão, realizaram-se 5 conferências no Auditório Municipal, sendo a primeira delas proferida no dia 18 às 21 horas, pelo Prof. Dr. Castro Lopes com o título: “A importância do AVC como primeira causa de morte e invalidez em Portugal”. No segundo dia os temas das conferências foram os seguintes: Conferência II – “A (D)Eficiência no acompanhamento dos doentes neuromusculares da expressão dos doentes e famílias à construção das respostas”; Conferência III – “Epilepsia – Generalidades”; Conferência IV – Riscos alimentares e saúde”; Conferência V – “Como podem os avanços na área da genética contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade”. Estiveram presentes mais de 250 participantes nas conferências. No dia 19 decorreu a Marcha pela Saúde, tendo saído às 9 horas de Viseu cerca de 400 marchantes, passando por Faíl, Parada de Gonta, Sabugosa, Canas de santa Maria, tendo chegado às 19 horas ao local de jantar. No percurso realizaram-se rastreios à população e divulgaram-se os cuidados a ter para que possam viver com saúde.