28 Set. 2007

Tondela com as Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa de carácter anual, da responsabilidade do Conselho da Europa e da União Europeia. O objectivo: sensibilizar a população dos estados europeus para a importância de conhecerem e salvaguardarem o seu Património. Ao fazerem a nível de cada Estado membro, estão a agir colectivamente em nome de um ideal comum, do ponto de vista cultural e civilizacional. Em Portugal, o tema escolhido pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico para as referidas Jornadas é “PATRIMÓNIO em DIÁLOGO”. Em 2006, o então IPPAR, incorporou, por sugestão do Pelouro da Cultura do Município, um conjunto de Sítio Culturais a visitar por todo o concelho. Este ano, a Câmara Municipal de Tondela, com os seus serviços do Museu Municipal, propõem a todo o visitante, mediante marcação prévia, visitas guiadas ao monumento megalítico da Anta da Arquinha da Moura, na Freguesia da Lajeosa do Dão. Para Domingo, dia 29, a partir das 15.00 horas, na Freguesia de Nandufe, coincidindo com uma iniciativa local, Os Domingos na Aldeia, dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela e associações locais, a abertura das Reservas do futuro Museu Terra de Besteiros.