02 Out. 2007

Oleiros de Molelos na IBERIONA 2007 em Barcelona

OLEIROS DE MOLELOS PRESENTES EM CERTAME INTERNACIONAL Irá decorrer nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, no Poble Espanyol na cidade de Barcelona, os IV Encontros de Artesanato Ibérico IBERIONA’07. Local de encontro de artistas e artesãos, todos eles criadores orgulhosos do seu trabalho, mas, ao mesmo tempo, constantemente inquietos na busca de enriquecimento técnico, cultural e intelectual, mostram o melhor das suas ideias.

Este ano, com o apoio do PPART, Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, estarão presentes artesãos e artistas da freguesia de Molelos, expondo com a sua mestria, as suas ideias e os seus produtos. A Barraca dos Oleiros, com Xana Monteiro e Carlos Lima e a Olaria Artantiga dos irmãos Luís Carlos e José Manuel Lourosa, marcam este ano presença neste certame de alta qualidade, mesmo no coração da cidade catalã. A presença de oleiros de Molelos é imprescindível para dar a conhecer aos milhares de visitantes que visitam a exposição, o que Portugal e a região produz em termos de barro negro, pois combinam na perfeição o design, particularmente criativo, as novas tecnologias de produção e o elemento tradicional, ligado à produção de tipologias utilitárias, que serviam o quotidiano de todas as gentes. O Pelouro da Cultura do Município de Tondela, não ficando alheio à iniciativa, enviou para o certame, folhetos e informação sobre a olaria de barro negro, Património Vivo da nossa freguesia e do nosso Concelho. Molelos, grande centro produtor no passado, com uma história riquíssima, mantém ainda hoje viva, em Portugal, a memória dos seus antepassados oleiros, com sete olarias em funcionamento, e cerca de dezena e meia de pessoas, implicadas nas diversas tarefas de produção. É neste momento o maior centro de produção de artefactos de Barro Negro em Portugal.