03 Out. 2007

População de Nandufe visita Reservas do Museu

Museu Terra de Besteiros abre as suas portas à Freguesia de Nandufe O Pelouro da Cultura e os Serviços Educativos do Museu Terra de Besteiros abriram no passado Domingo, dia 30 de Setembro, as Reservas Visitáveis localizadas precisamente na Freguesia de Nandufe. Feliz coincidência, visto se estar a realizar mais um “Domingo na Aldeia”, um projecto da responsabilidade da Associação Cultural e Recreativa de Tondela, com a parceria de Associações locais em cada freguesia.

As visitas devidamente programadas, foram efectuadas por grupos de dezena e meia de visitantes, enquadradas pelos diversos técnicos do Museu que se disponibilizaram para, naquele Domingo, abrirem um pouco o véu do quotidiano semanal de quem ali trabalha. Visitando os diversos pisos onde se acondicionam peças e colecções, os visitantes recordaram com prazer objectos do seu passado, como no caso da Cestaria de Nandufe e instrumentos ligados ao quotidiano agrícola. Uma atenção especial para o Laboratório de Conservação e Restauro, onde a técnica explicou detalhadamente os diversos procedimentos a ter em conta quando os objectos entram nas instalações das reservas. Muitos visitantes ficaram admirados com as excelentes instalações que o Município e a Junta de Freguesia encontraram para dar início ao Projecto Museológico Terra de Besteiros. As Reservas e o trabalho que ali se vem desenvolvendo foram elogiados por muitos visitantes, referindo que não tinham ideia de como se preparavam as colecções para um dia mais tarde serem vistas na Exposição Permanente que o museu proporcionará na Casa de Sant’Ana. Uma óptima jornada informativa e cultural, ao serviço das populações locais, num ambiente de confraternização. Um verdadeiro “Domingo na Aldeia”.