18 Fev. 2020

Provas da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca de Tondela

A Biblioteca Municipal de Tondela acolheu, a 12 de fevereiro, as Provas da Fase Municipal, (2º Momento da Fase Escolar/Municipal), da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Participaram, neste momento do concurso, 16 alunos, quatro de cada nível do ensino básico e secundário, apurados em provas realizadas nas escolas.

Venceram esta etapa do concurso e representarão o concelho na fase intermunicipal, habilitando-se a passar à fase final nacional, os alunos: Camila Viana, Leonor Rodrigues e Tiago de Matos Pereira (1º ciclo); Gabriela Ferreira, Lara Bandeira e Miguel Ribeiro (2.º ciclo); João Lourosa, Leonor Costa, e Tatiana Pereira Marques (3º ciclo); João Diogo Marques de Deus, Renato Gradiz Jesus e Rodrigo Fernandes (ensino secundário).

Participaram ainda os alunos Ana Leonor Pinheiro, do ensino secundário, Rodrigo Ferreira Sousa, do 3.º ciclo, Daniela Marques, do 2º ciclo e Lara Matilde Sousa Figueira, do 1º ciclo. Os concorrentes receberam como prémio livros, oferta do Município, entregues pela chefe de divisão da Educação e Ação Social do e pelos elementos do júri.

As provas consistiram na leitura expressiva de dois textos, sendo um trazido pelo aluno e o outro escolhido pelo júri, e ainda numa resposta argumentativa a uma questão, com base as obras que os alunos deviam ler para o concurso: "João e o feijoeiro mágico" (1º ciclo), "A viúva e o papagaio" (2.º ciclo), "o homem que plantava árvores" (3.º ciclo) "O velho que lia romances de amor" (ensino secundário).

O júri das provas foi constituído por Helena Duque, coordenadora Interconcelhia da RBE; Luísa Melo, técnica superior da Biblioteca Municipal e Luísa Marques, professora da Escola Profissional de Tondela.

Há vários anos que Tondela participa neste concurso que proporciona aos alunos oportunidades acrescidas de leitura, comunicação em público e partilha de experiências com colegas de outras escolas.

Na final Intermunicipal do Concurso, que este ano se irá realizar em Tondela, a 15 de abril, os concorrentes desta etapa competirão com os colegas das escolas dos outros 13 concelhos do território da CIM-Viseu Dão Lafões.