16 Nov. 2020

Município de Tondela volta a apoiar comércio e serviços do concelho

O Município de Tondela vai voltar a apoiar o comércio e os serviços do concelho, em virtude da conjuntura atual que o país atravessa relacionada com a COVID-19.
Na conferência de imprensa que decorreu durante a manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, informou que é concedido apoio para o pagamento de 50% da renda mensal dos meses de novembro e dezembro de estabelecimentos comerciais, serviços e retalho até a um limite de 200 euros por mês. Estes apoios são concedidos a microempresas que tenham registado quebras de rendimentos nos seus negócios, por força da pandemia.
Será concedido apoio semelhante, 50% até ao limite de apoio de 200 euros para o mês de novembro, às microempresas de comércio, serviços e retalho, que tenham contrato de empréstimo bancário para aquisição de instalações próprias.
Estas medidas não podem ser cumulativas com igual apoio obtido junto de instrumentos de outros organismos da Administração Central.
Recorde-se que, já no final de abril, o Município de Tondela tinha criado um pacote de medidas de apoio às microempresas de comércio e serviços do concelho, que foram obrigados a encerrar temporariamente, em virtude da COVID-19.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, estes apoios visam continuar a minimizar os impactos negativos da pandemia na atividade económica do concelho e, consequentemente, da população.
“Estes são apoios extraordinários para fazer face às consequências da Covid-19. São uma ajuda para a preservação do comércio local e dos serviços, contribuindo para a manutenção de postos de trabalho”, sustentou.
José António Jesus avançou também que neste quadro absolutamente excecional, será proposta a devolução de 20% da contrapartida do IRS que cabe aos municípios, no sentido de atenuar a perda de rendimentos das famílias do concelho.
“Esta medida tem um caráter extraordinário, pelas razões evocadas. É um ato de solidariedade e de partilha”, considerou, acrescentando que o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) será mantido na taxa mínima.
A par destes apoios, o Município de Tondela criou também uma iniciativa direcionada para o comércio tradicional, intitulada “Todos às compras no concelho de Tondela”, que irá decorrer de 01 a 31 de dezembro, nas lojas aderentes.
Com esta iniciativa, os comerciantes aderentes irão atribuir durante o período da campanha um voucher de desconto ao cliente, consoante o valor da compra efetuada.
Assim, para as compras de 5 a 40 euros será concedido um voucher de desconto de 5% e um voucher de desconto de 10% a quem fizer compras num valor superior a 40 euros.
Os descontos não são acumuláveis, podendo o cliente utilizar o voucher na compra seguinte, no mesmo estabelecimento comercial ou noutra loja aderente.
O cliente que fizer compras superiores a 40 euros terá ainda direito a um cupão de acesso a um sorteio, onde poderão ganhar dez tratamentos nas Termas de Sangemil ou uma refeição para duas pessoas num restaurante do concelho de Tondela.
Durante a quadra natalícia está também prevista a colocação da iluminação de Natal, bem como várias iniciativas de animação de rua para o comércio local.