O Município de Tondela concluiu recentemente o restauro do painel de azulejos que se encontra localizado no muro do antigo reservatório de águas de Tondela, na Av. Francisco Sá Carneiro.

O referido painel, datado de 1935 e assinalado com a marca da conhecida Fábrica Aleluia (Aveiro), apresentava danos consideráveis, nomeadamente lacunas, fraturas, depósitos de sujidades, contaminação biológica, etc.
A intervenção de restauro foi realizada por uma empresa especializada na área e distinguida em várias ocasiões pela “SOS Azulejo” (Lainho).
Os trabalhos agora concluídos envolveram o tratamento dos azulejos e do muro que lhe serve de suporte, tendo sido orientados com base nos princípios basilares da intervenção mínima, da compatibilidade e da reversibilidade dos materiais aplicados, respeitando-se assim a integridade e a autenticidade do monumento.
A recuperação do património azulejar, bem como de outras formas de património cultural, deve ser interpretada como um investimento essencial na preservação da identidade coletiva e no desenvolvimento sustentável da região.