20 Dez. 2021

Município de Tondela comemora 34.º aniversário de elevação a cidade

O Município de Tondela comemorou, no dia 18 de dezembro, o 34.º aniversário da elevação de Tondela a cidade. A data foi assinalada com uma cerimónia que decorreu ao final da tarde, no Mercado Velho.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, enalteceu a importância deste dia para o concelho, realçando o patamar de excelência em que a cidade está hoje. “Falar de elevação de Tondela a cidade é ter presente, por um lado, a retrospetiva do passado, aquilo que foi a sua transformação, a sua dimensão urbana, a sua matriz, os traços hereditários que são tão relevantes para a sua própria identidade. Mas, por outro lado, é também projetar a cidade que, no fundo, é a âncora do concelho para os desafios que se continuam a colocar na modernidade, na atração, no desenvolvimento e na capacitação”, reforçou o autarca.
José António Jesus destacou, ao longo da sua intervenção, o papel fundamental das pequenas e grandes obras, como o Centro Tecnológico de Empreendedorismo, que deverá estar concluído antes do verão, bem como a requalificação da Frente Ribeirinha. Este é um projeto de grande dimensão, com o objetivo de promover a investigação, a formação e a qualificação.
O autarca sublinhou, ainda, a importância do tecido associativo, que dignifica o concelho de Tondela, num panorama nacional, seja com a ACERT, ou no plano nacional desportivo através do CDT na I Liga.
Na cerimónia foi apresentado o projeto da via estruturante que vai ligar o nó do IP3 Tondela Centro (EM627) à Zona Industrial do Lajedo (EM628), numa extensão de 4.3 quilómetros. Nuno Reis, engenheiro na empresa Quadrante, responsável pela elaboração do mesmo, deu a conhecer as suas especificidades e explicou que este trajeto irá encurtar, consideravelmente, o tempo de ligação do percurso, de 15 para sensivelmente 5 minutos, aumentando a atratividade e competitividade da Zona Industrial do Lajedo.
José António Jesus explicou que “esta via é necessária pela atratividade, pela localização de importantes indústrias e pela futura nova expansão da Zona Industrial do Lajedo”.
 “O forte crescimento desta zona industrial, que tem hoje mais de dois mil trabalhadores, justifica esta intervenção que irá beneficiar a mobilidade de pessoas e de bens, com toda a segurança, atenuando os riscos inerentes à existência do atual corredor rodoviário que, hoje, se realiza com riscos acrescidos no meio de aglomerados urbanos”, referiu o autarca.
O valor do investimento previsto é de cerca de sete milhões de euros, sendo que o objetivo do Município de Tondela é garantir condições de financiamento em articulação com o poder central, através da sua integração no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já que esta obra visa aumentar a competitividade e a segurança, potenciando o desenvolvimento económico.
Na cerimónia marcaram presença o executivo municipal, deputados da assembleia municipal, presidentes das juntas de freguesia, outros autarcas, bem como os representantes das coletividades e instituições locais.