27 Dez. 2021

Câmara Municipal aprova orçamento superior a 40 milhões de euros

A Câmara Municipal de Tondela aprovou um orçamento que ultrapassa os 40 milhões de euros para 2022.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, este é um orçamento “realizado num contexto de constrangimentos, quer no domínio da sua natureza, quer nas variáveis externas, em consequência da crise pandémica vivida”.
O valor aprovado “é condicionado por um conjunto de obras estruturais e investimentos, cujo plano de execução se arrasta para 2022, devido à pandemia, muito por força das dificuldades que as empresas vão sentindo por todo o país, quer no fornecimento de bens e serviços, quer nos próprios operadores”, realça.
A ampliação da ZIM da Adiça/ Tondela, a requalificação do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, a reabilitação da Frente Ribeirinha, a conclusão da ETAR do Lajedo e o fecho da Rede de Água e Saneamento no Caramulo são algumas das obras estruturantes cujos trabalhos transitam para o próximo ano.
Este orçamento projeta também as implicações decorrentes da próxima transferência de competências, nomeadamente no domínio da educação e da saúde. “Espelha um forte investimento no domínio social, com particular ênfase nos transportes, em equipamentos e na requalificação de unidades de saúde, salientando-se a reconstrução integral da USF Tondela que faz parte das Grandes Opções do Plano para 2022”, explica o autarca.
O Município de Tondela vai ainda, no próximo ano, reforçar o investimento no domínio das atividades económicas, com a contínua intervenção na expansão das áreas de acolhimento empresarial que foi alvo de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a qualificação dos serviços do Parque Industrial da Adiça/ Tondela.
O orçamento contempla também o desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação, tal como a definição de instrumentos que permitam captar promotores para oferta de habitação a custos controlados.
A nível ambiental, há a destacar o investimento na beneficiação e requalificação de infraestruturas, no âmbito da Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR), da qual o concelho de Tondela faz parte.
O orçamento da Câmara Municipal de Tondela para 2022 foi aprovado com os votos a favor do PSD e os votos contra do PS, na reunião do executivo, que decorreu durante a manhã de hoje.