28 Dez. 2021

Município de Tondela vai requalificar antiga Pensão Matos para fins habitacionais

O Município de Tondela já tem aprovado o apoio comunitário para avançar com a requalificação da antiga Pensão Matos, situada na Rua Combatentes da Grande Guerra, que se encontra em visível estado de degradação.

A intervenção tem como objetivo dotar o edifício para fins habitacionais, pela necessidade de reforçar a oferta para famílias e pessoas carenciadas, economicamente ou socialmente, bem como contribuir para a melhoria da imagem do centro histórico da cidade.
A gestão será feita em regime de renda apoiada, procurando atrair novos residentes, num princípio de multiculturalismos, acolhendo situações vulneráveis e promovendo a inclusão social.
O investimento total é de cerca de 1 milhão e 341 mil euros, sendo a obra comparticipada em 85% por fundos comunitários, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que corresponde a 930 mil euros. O restante montante é assegurado pelo Município de Tondela.
O projeto existente prevê a reorganização da compartimentação interior, mantendo o número de pisos, que irão dar lugar a 13 apartamentos. Na parte superior do edifício, as paredes exteriores serão reformuladas para a criação de terraços.
A componente estética foi tida em consideração na elaboração do projeto, respeitando a fachada existente.
As obras deverão ficar concluídas até ao dia 30 de junho de 2023.